Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/773
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dc.contributor.advisorGomes, Maria dos Reisen_US
dc.contributor.authorMelo, Margaridaen_US
dc.date.accessioned2009-07-20T15:28:16Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:31Z-
dc.date.available2009-07-20T15:28:16Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:31Z-
dc.date.issued2009en_US
dc.identifier.citationMELO, Margarida - Como se organiza a E.B.2,3 de Jovim para responder às necessidades educativas dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Porto : [ed.autor], 2009. 64 p. Trabalho de projecto não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/773-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/773en_US
dc.description64 p.en_US
dc.description.abstractSendo a escolaridade básica obrigatória e gratuita, as escolas confrontam-se com alunos cujas características, sendo muito próprias e tendo em conta Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE), exigem respostas às suas necessidades. O Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro, retirou da Educação Especial crianças e jovens que, embora com necessidades educativas especiais ao nível das DAE não são considerados elegíveis em face da aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Neste trabalho tentamos perceber quais as soluções que são apresentadas aos alunos da E.B. 2,3 de Jovim que se encontram nestas condições. Começamos por delimitar os conceitos de Dificuldades de Aprendizagem Específicas e de “flexibilização” e “diferenciação curricular”. Procedemos à leitura e análise da legislação aplicável e dos instrumentos internos elaborados pela E. B. 2, 3 de Jovim no âmbito do exercício da sua autonomia, entre outros, a estruturação de um Serviço Técnico-Pedagógico de Mediação Educativa, a implementação de um Plano de Acção Tutorial e a instituição de um Gabinete de Apoio ao Aluno (GAPA). Por fim, e através da ponderação do enquadramento legal e da actuação dos agentes educativos alcançamos a sistematização de algumas conclusões e projectamos oportunidades de investigação e intervenção futuras.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDificuldades de aprendizagemen_US
dc.subjectEstudo de casoen_US
dc.subjectEnsino básicoen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectNecessidades educativasen_US
dc.titleComo se organiza a E.B. 2, 3 de Jovim para responder às necessidades educativas dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicasen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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