Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Mariely Gestosaen_US
dc.contributor.authorCarneiro, Inês Narcisa Martinsen_US
dc.date.accessioned2009-10-16T11:08:00Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:36Z-
dc.date.available2009-10-16T11:08:00Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:36Z-
dc.date.issued2009en_US
dc.identifier.citationCARNEIRO, Inês Narcisa Martins - Os efeitos da leitura repetida de uma história adaptada nos turnos de interacção de uma criança com Trissomia 21. Porto : [ed.autor], 2009. 56,[39] f. Trabalho de projecto não editado.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/781-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/781en_US
dc.description.abstractAdoptamos uma metodologia de Estudo de Caso de uma criança portadora de Trissomia 21 (T21) com dificuldades acentuadas ao nível da linguagem expressiva e compreensiva e que utiliza um caderno de comunicação composto por símbolos SPC. Este trabalho, apresenta uma componente teórica - prática, que se encontra intimamente relacionada. No capítulo I, ponto 1, fazemos uma abordagem teórica da Trissomia 21, nos seus diferentes aspectos, nomeadamente, história, etiologia, tipos, prevenção e diagnóstico pré natal. Em seguida, descrevemos as características físicas, os problemas de saúde associados a esta patologia e as dificuldades que estas crianças apresentam ao nível cognitivo, motor e da linguagem, à luz de diferentes autores. Atendendo à questão inicial que motivou toda esta pesquisa, apresentamos no ponto 2 um capítulo sobre comunicação aumentativa e alternativa, fazendo uma abordagem ao conceito e aos diferentes tipos de sistemas alternativos e aumentativos de comunicação, salientando as vantagens e desvantagens do uso de um SAAC e a forma como deve ser implementado para que persiga os objectivos para o qual foi concebido. Referimo-nos mais detalhadamente aos Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC), na medida em que, o cerne do do nosso trabalho assenta na leitura repetida de uma história adaptada com estes símbolos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectComunicação - Sistema Alternativo Aumentativo (SAAC)en_US
dc.subjectDeficiências da linguagemen_US
dc.subjectTrissomia 21en_US
dc.titleEfeitos (Os) da leitura repetida de uma história adaptada nos turnos de interacção de uma criança com Trissomia 21en_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-EE-2009InesCarneiro.pdf589.92 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.