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http://hdl.handle.net/20.500.11796/797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Isabel | en_US |
dc.contributor.author | Fernandes, Claúdia Daniela Sousa | en_US |
dc.date.accessioned | 2011-09-05T14:02:41Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:55:46Z | - |
dc.date.available | 2011-09-05T14:02:41Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:55:46Z | - |
dc.date.issued | 2011-07 | en_US |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Cláudia Daniela Sousa - Síndrome de Asperger: Estudo de caso. Porto : [ed. autor], 2011. 158 f.. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/797 | - |
dc.identifier.uri | http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/797 | en_US |
dc.description.abstract | O presente trabalho, que utiliza a metodologia de estudo de caso, tem por objectivo principal perceber em que medida as características que uma escola apresenta e o grupo onde está integrada uma aluna com esta perturbação beneficiam o seu desenvolvimento global. Para tal, foram realizados alguns instrumentos de recolha de dados, que nos permitiram confrontar a teoria com aquilo que acontece na prática: aplicação de um teste sociométrico, escala de Griffiths e inquéritos por entrevista. A síndrome de asperger, pertencente às perturbações do espectro do autismo. O nome asperger deriva do seu investigados, Hans Asperger (1944), que deu importância às características específicas e que se distinguiam em alguns pontos das pessoas com autismo. Lorna Wing (1979), uma psiquiatra britânica defendeu a teoria de Asperger: "(...) foi a primeira a utilizar o termo: Síndrome de Asperger" (Antunes, 2009:73). Wing destacou três limitações fundamentais para o diagnóstico, é a chamada Triade de Limitações: limitação da interacção social, limitação da comunicação social e limitação da imaginação social, do pensamento flexível e do jogo simbólico. A partir destas características apresentadas pelos vários autores que a estudaram , conseguimos perceber, no estudo do nosso caso, se a aluna enquadra nas características previstas. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Interacção social | en_US |
dc.subject | Síndrome de Asperger | en_US |
dc.title | Síndrome de Asperger: Estudo de caso | en_US |
dc.type | bachelorThesis | en_US |
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