Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/808
Title: Dificuldades específicas de aprendizagem: a dislexia
Authors: Monteiro, José Manuel Sequeira
Orientador: Fernandes, Helena Serra
Keywords: Dificuldades específicas de aprendizagem
Dislexia
Educação especial
Issue Date: 2012
Abstract: Este trabalho de investigação pretende explorar as conceções dos professores do ensino básico e secundário sobre o modo como atuam em alunos com dislexia, bem como sobre a importância dada à formação dos professores. A primeira parte deste estudo revê a literatura acerca das DAE. Seguidamente, é abordado o tema da dislexia, desde a sua perspetiva histórica até às características da criança com dislexia. O último capítulo fala sobre o enquadramento legal face à criança disléxica. A segunda parte deste trabalho apresenta os resultados obtidos mediante a aplicação de inquéritos. A amostra do nosso estudo é constituída por trinta e três professores de um agrupamento de escolas do distrito do Porto, para os quais foi elaborado um questionário, constituído nomeadamente por questões fechadas. Perante os resultados obtidos, podemos concluir que os nossos dados apoiam a hipótese segunda a qual os professores não estão preparados para atuar face a alunos com dislexia. Os resultados sugerem, ainda, a inexistência de práticas diferenciadoras no atinente à dislexia.
Description: Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/808
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/808
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_EE_JoseManuelMonteiro_2012.pdf513.56 kBAdobe PDFView/Open
PG_EE_JoseManuelMonteiro_ndice_2012.pdf77.11 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.