Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/811
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dc.contributor.advisorCunha, Maria Isabelen_US
dc.contributor.authorSantos, Maria Isabel Nogueira dosen_US
dc.date.accessioned2012-08-02T11:19:37Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:03Z-
dc.date.available2012-08-02T11:19:37Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:03Z-
dc.date.issued2012-07en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/811-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/811en_US
dc.descriptionProjecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractCom o presente trabalho de investigação, efetuado no domínio das problemáticas comportamentais, em contexto escolar, pretendeu-se realizar um estudo sobre o conhecimento que os professores possuem acerca da Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e dos constrangimentos essenciais com que eles se defrontam na integração destes discentes no ensino regular. Muitas são as razões que estiveram na origem deste tema, nomeadamente a constatação das dificuldades da integração das crianças e jovens hiperativos na escola, a perturbação e a instabilidade que eles transportam para a sala de aula e a própria realidade educativa sempre em constante devir. Assim, pretende-se, sobretudo, dar a conhecer e a compreender as dificuldades com que os docentes do Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Regular se deparam, ao longo da prática letiva com as crianças com PHDA, bem como os métodos por eles utilizados para colmatar essas mesmas fragilidades. Os objetivos propostos assentam no estabelecimento de uma relação entre a formação dos professores no âmbito das NEE e o adequado atendimento dos discentes hiperativos, através da recolha de informação de uma amostra de conveniência; no conhecimento da opinião dos professores inquiridos relativamente à integração de alunos hiperativos no Ensino Regular e na determinação de uma relação entre as atitudes desses mesmos docentes face à inclusão destes alunos na sala de aula. As conclusões obtidas, neste trabalho de investigação, refletem claramente os constrangimentos existentes na prática letiva atual. Os docentes demonstram ter pouco conhecimento acerca da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção, acrescido do facto das estratégias implementadas em sala de aula não serem as mais apropriadas no combate ao insucesso escolar e nos comportamentos disruptivos e perturbadores desse público-alvo. As dificuldades sentidas constrangem a lecionação e a atuação dos docentes que se pretende eficaz na promoção do sucesso educativo destes alunos. Conscientes das suas fragilidades, os docentes manifestaram interesse em obter formação contínua na área da Educação Especial, a fim de debelarem as lacunas evidenciadas e criarem meios eficazes para colmatarem as fragilidades dos discentes e facilitarem a respetiva inclusão no meio escolar.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInclusãoen_US
dc.subjectHiperatividadeen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.titleOs contornos da hiperatividade na sala de aulaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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