Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/833
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dc.contributor.advisorGouveia, Joãoen_US
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Cristina Martins Joãoen_US
dc.date.accessioned2009-01-30T14:28:26Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:27Z-
dc.date.available2009-01-30T14:28:26Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:27Z-
dc.date.issued2008-12en_US
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ana Cristina Martins João - Um novo olhar sobre a colaboração escola/família [Documento policopiado]. Porto : [ed.autor], 2008. 43 f.Trabalho de projecto não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/833-
dc.description43 f.en_US
dc.description.abstractO tema de investigação enquadra-se no novo paradigma das relações entre a escola e a família, isto é, na necessidade que hoje, a escola, tem em dar resposta às novas exigências sociais, através de uma maior cooperação entre estas duas instituições, promovendo uma verdadeira comunidade educativa. Nesta perspectiva, pretende-se, através de um estudo de caso caracterizar as relações existentes numa escola, e, através dos participantes no projecto, apontar novos caminhos para uma maior e melhor colaboração. Pacheco (2007:165) defende que “os professores são pessoas – chave em relação ao desenvolvimento de relações entre os pares, pois eles têm acesso a todos os pais”, enquanto que, estes, “conhecem os seus filhos melhor do que qualquer outra pessoa e possuem informações que podem ter uma influência fundamental na sua educação”. É, portanto, importante assegurar a continuidade necessária, tanto académica como socialmente, com regularidade. Segundo o mesmo autor, é de vital importância que todas as escolas intensifiquem a colaboração entre”o lar e a escola”. Tomando como referencial a melhoria da qualidade do sistema educativo, sustentada pela ideia de partilha – serão apresentadas algumas questões iniciais que estão associadas à reflexão sobre a temática escolhida. Quais os contactos existentes entre a escola e a família? Os pais consideram suficientes as informações que a escola dá? Há grupos de pais difíceis de alcançar? O que esperam os pais da escola? Como aproximar os pais da escola? Com base nestas questões iniciais que atravessam todo este estudo, surgiu a questão mais geral da investigação a que me proponho: Como aumentar o grau de satisfação dos pais, em relação à escola? A partir desta questão, delinearam-se os seguintes objectivos: • Aferir as relações existentes entre a escola e a família; • Identificar possíveis dificuldades/obstáculos existentes nesta relação; • Reflectir acerca da importância de um maior envolvimento das famílias na escola; • Procurar indicadores de novas linhas de investigação no âmbito da interacção escola - famíliaen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRelações escola-famíliaen_US
dc.titleUm novo olhar sobre a colaboração escola/famíliaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

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