Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorSilva, Ivaen_US
dc.contributor.authorPacheco, Martaen_US
dc.date.accessioned2009-07-20T15:41:20Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:45Z-
dc.date.available2009-07-20T15:41:20Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:45Z-
dc.date.issued2009-07-10en_US
dc.identifier.citationSILVA, Isa ; PACHECO, Marta - As tecnologias de comunicação no 1º CEB . Porto : [ed.autor], 2009. 76 p. Trabalho de projecto.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/840-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/840en_US
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação surge no âmbito da Pós-Graduação de TIC em Contextos de Aprendizagem realizada na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no ano lectivo de 2008/2009, orientado pela Mestre Daniela Gonçalves. Utilizando uma metodologia da investigação-acção, partiu-se para o estudo do tema em questão, tendo como referência a nossa própria prática, com o intuito de aprofundar conhecimentos e perspectivando linhas de actuação futuras, de modo a colmatar falhas detectadas e contribuir para o enriquecimento curricular dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Deste modo, partiu-se de uma análise documental diagnóstica das aprendizagens, através do Plano Curricular de Turma do nosso universo de estudo, que neste caso foi uma turma do 2ºano constituída por 20 alunos pertencentes à comunidade educativa de Lousada. Dando continuidade ao percurso investigativo, foram inquiridos por questionário alunos, no sentido de averiguar se as tecnologias faziam parte do seu contexto em momentos de aprendizagem e nas suas relações sociais. Para fundamentar a nossa opção metodológica, construímos uma grelha de observação para verificarmos o desenho da nossa proposta, bem como a criação de um recurso multimédia que designámos por Teia Digital, onde os alunos praticaram os seus conhecimentos, através de exercícios interactivos/lúdicos nas áreas curriculares do seu nível etário. A Teia Digital é um recurso multimédia disponível em – http://www.esepf.pt/~p2008168/ Através destes “instrumentos”, procedemos a uma análise descritiva, onde concluímos que as tecnologias são uma fonte motivadora para todos os alunos. Neste sentido, o grande repto, daqui decorrente, será motivar os docentes para a utilização das tecnologias como pedagogia motivacional das aprendizagens em prol do sucesso escolar dos alunos. Podemos aferir que através de professores motivados e meios tecnológicos podemos motivar alunos e construir aprendizagens com sucesso.Deste modo, pretende-se abrir caminho para a tão almejada transformação das práticas docentes, sustentada no aproveitamento das novas tecnologias, até agora tão pouco explorada pela acção educativa.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)en_US
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)en_US
dc.titleAs tecnologias de comunicação no 1º CEBen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-TIC-2009IvaSilvaMartaPacheco.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.