Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Daniela | en_US |
dc.contributor.author | Silva, Iva | en_US |
dc.contributor.author | Pacheco, Marta | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-07-20T15:41:20Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:56:45Z | - |
dc.date.available | 2009-07-20T15:41:20Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:56:45Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-10 | en_US |
dc.identifier.citation | SILVA, Isa ; PACHECO, Marta - As tecnologias de comunicação no 1º CEB . Porto : [ed.autor], 2009. 76 p. Trabalho de projecto. | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/840 | - |
dc.identifier.uri | http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/840 | en_US |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação surge no âmbito da Pós-Graduação de TIC em Contextos de Aprendizagem realizada na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti no ano lectivo de 2008/2009, orientado pela Mestre Daniela Gonçalves. Utilizando uma metodologia da investigação-acção, partiu-se para o estudo do tema em questão, tendo como referência a nossa própria prática, com o intuito de aprofundar conhecimentos e perspectivando linhas de actuação futuras, de modo a colmatar falhas detectadas e contribuir para o enriquecimento curricular dos alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Deste modo, partiu-se de uma análise documental diagnóstica das aprendizagens, através do Plano Curricular de Turma do nosso universo de estudo, que neste caso foi uma turma do 2ºano constituída por 20 alunos pertencentes à comunidade educativa de Lousada. Dando continuidade ao percurso investigativo, foram inquiridos por questionário alunos, no sentido de averiguar se as tecnologias faziam parte do seu contexto em momentos de aprendizagem e nas suas relações sociais. Para fundamentar a nossa opção metodológica, construímos uma grelha de observação para verificarmos o desenho da nossa proposta, bem como a criação de um recurso multimédia que designámos por Teia Digital, onde os alunos praticaram os seus conhecimentos, através de exercícios interactivos/lúdicos nas áreas curriculares do seu nível etário. A Teia Digital é um recurso multimédia disponível em – http://www.esepf.pt/~p2008168/ Através destes “instrumentos”, procedemos a uma análise descritiva, onde concluímos que as tecnologias são uma fonte motivadora para todos os alunos. Neste sentido, o grande repto, daqui decorrente, será motivar os docentes para a utilização das tecnologias como pedagogia motivacional das aprendizagens em prol do sucesso escolar dos alunos. Podemos aferir que através de professores motivados e meios tecnológicos podemos motivar alunos e construir aprendizagens com sucesso.Deste modo, pretende-se abrir caminho para a tão almejada transformação das práticas docentes, sustentada no aproveitamento das novas tecnologias, até agora tão pouco explorada pela acção educativa. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) | en_US |
dc.subject | Ensino básico (1º ciclo) | en_US |
dc.title | As tecnologias de comunicação no 1º CEB | en_US |
dc.type | bachelorThesis | en_US |
Appears in Collections: | PG TIC em Contextos de Aprendizagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PG-TIC-2009IvaSilvaMartaPacheco.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.