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Title: As TIC ao serviço da aprendizagem: contributos do acompanhamento parental no 2º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Cardoso, Susana Marisa
Nóbrega, Maria do Carmo
Lages, Isabel Eduarda
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Issue Date: Jul-2011
Citation: LAGES, Isabel Eduarda Conceição Costa; NÓBREGA, Maria do Carmo Fernandes; CARDOSO, Susana Marisa Santos Costa – As TIC ao serviço da aprendizagem: contributos do acompanhamento parental no 2º Ciclo do Ensino Básico. Porto : [ed.autor], 2011. 70 f. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF
Abstract: O presente trabalho de investigação surge no âmbito da Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem, realizada na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no ano lectivo de 2010/2011. Utilizando uma metodologia da investigação-acção, partiu-se para o estudo do tema em questão, tendo como referência a nossa própria prática docente, com o intuito de obter uma maior consolidação de aprendizagens por parte dos alunos, perspectivando linhas de actuação futuras, em intrínseca cooperação escola-família, de modo a colmatar falhas detectadas na comunicação entre os agentes educativos e contribuir para o enriquecimento curricular dos alunos no 2º Ciclo do Ensino Básico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma ferramenta didáctica ao serviço dos professores e alunos, sendo encarada como essencial para o desenvolvimento de um país, através da formação de cidadãos mais (e melhor) preparados para um mundo em constante mudança. Torna-se essencial a promoção de uma educação e formação para todos os cidadãos ao longo da vida. Tendo como base este quadro conceptual, foi aplicado um inquérito por questionário, onde se procurou conhecer a posição dos encarregados de educação (EEs) face às TIC e aferir a sensibilidade dos mesmos para uma utilização eficiente das tecnologias em contextos de aprendizagem, potenciando a sua utilização numa perspectiva de acompanhamento parental. Neste estudo, participaram os Pais/Encarregados de Educação de três turmas do 2º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do distrito de Aveiro. Após a sua aplicação, bem como todo o percurso investigativo, podemos concluir que a maioria dos inquiridos utiliza o computador regularmente, em casa, afirmando que os seus educandos o usam como suporte de aprendizagem. Constatou-se que os encarregados de educação valorizam bastante as TIC neste contexto, considerando-se preparados para acompanhar os seus educandos na realização das tarefas propostas, embora se mostrem preocupados com a (in)segurança na internet. Neste sentido, o grande desafio, daqui decorrente, será motivar os EEs para uma participação mais activa nas aprendizagens digitais dos seus educandos.
The present research work comes under the Postgraduation in ICT in Learning Contexts, held at “Escola Superior de Educação” Paula Frassinetti in the academic year 2010/2011. Using a methodology of action research, we decided to study the subject in question, with reference to our own teaching practice, in order to achieve greater consolidation of learning by schoolchildren, envisaging future lines of action in a close school-family cooperation, in order to bridge the gap identified in the communication among agents/educational intervenients to contribute to enrich the curriculum of students in the “2º ciclo” of basic education. The Information and Communication Technologies (ICT) are an educational tool at the service of both teachers and students, seen as essential to the development of a country, through the formation of more (and better) prepared citizens able to meet the demands of a changing world. It is essential the promotion of a lifelong base education. Based on this conceptual framework, an inquiry by questionnaire were applied to parents/tutors, to know their perspective in what concerns the ICT and to assess their sensitivity for an efficient use of technology in learning environments, enhancing their usage in a perspective of parental guidance. Parents/Tutors of three classes of the “2º ciclo” of basic education of a school from the district of Aveiro took part in this study. Once applied, as well as all investigative journey, we can conclude that most respondents use the computer regularly at home, saying that their children use it to support learning. It was found that parents and tutors gave value to ICT in this context, considering themselves able to assist their children in carrying out the attributed tasks, although they are concerned with the (in) security on the Internet. In this sense, the resulting challenge, will be motivate parents to participate more actively in the digital learning of their children.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/859
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

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