Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorFerreira, Lúcia Maria de Sousaen_US
dc.contributor.authorFerreira, Susana Maria de Sousa Ferreiraen_US
dc.date.accessioned2012-08-02T14:57:30Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:57:00Z-
dc.date.available2012-08-02T14:57:30Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:57:00Z-
dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/863-
dc.descriptionProjecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem da Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractO presente projeto de investigação debruça-se sobre a importância do lúdico com o apoio às TIC no processo ensino aprendizagem com alunos portadores de NEE, e pretende disponibilizar aos docentes um conhecimento mais amplo das diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na estruturação e planeamento de uma pedagogia diferenciada, nomeadamente na utilização de guiões/tutoriais que lhes permitirá a criação e inovação dos seus próprios recursos didáticos. Numa primeira fase do projeto, partiu-se para um estudo sobre a importância dada ao lúdico com apoio das TIC para crianças com NEE, abordando várias temáticas. Numa segunda fase, e de forma a aferir qual o grau de importância dado ao lúdico, por parte dos docentes da educação especial, bem como perceber se estes recorrem a guiões ou tutoriais de utilização de diferentes recursos TIC para elaborarem os ses próprios recursos procedeu-se à elaboração de uma entrevista com um guião semiestruturado, cujos resultados foram alvo de tratamento de informação. De acordo com essa análise e retiradas as respetivas conclusões, foi elaborado um site que permite visualizar guiões e tutoriais sobre ferramentas lúdicas passíveis de serem utilizadas em contexto de sala de aula para professores da educação especial. Ficará também aberto a comentários para partilha de experiências através dos seus testemunhos. O site está disponível em http://fuisusana.wix.com/recursos-para-docentes.en_US
dc.description.abstractThis research project focuses on the importance of playfulness with the support of ICT in the learning process with students with SEN and aims to provide teachers a broader knowledge of various technological tools that can be used in structuring and planning a differentiated pedagogy, including the use of guides / tutorials that will allow the creation and innovation of their own teaching resources. In the first phase of the project, we did a study on the importance given to play with ICT support for children with SEN, covering various topics. In a second step, in order to assess the degree of importance given to play on the part of teachers of special education, and see if they resort to guides or tutorials for using different ICT resources for preparing their own resources, we proceeded to the elaboration of a semistructured interview with a script, whose results were the target of processing information. According to this analysis and the respective conclusions drawn, we designed a site that lets you view scripts and tutorials on tools capable of recreational use in the context of the classroom for special education teachers. It will also be open to feedback and to share experiences through their testimonies. The site is available in http://fuisusana.wix.com/recursos-para-docentes.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãoen_US
dc.titleTIC e contextos lúdicos de aprendizagem: recursos para docentes da educação especialen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_TIC_SusanaLucia_2012.pdf795.76 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.