Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/866
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dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorDomingues, Aidaen_US
dc.contributor.authorGomes, Ângelaen_US
dc.contributor.authorNeto, Antónioen_US
dc.contributor.authorRocha, Cristianaen_US
dc.contributor.authorGarcês, Maria da Conceiçãoen_US
dc.date.accessioned2008-10-16T15:32:54Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:57:01Z-
dc.date.available2008-10-16T15:32:54Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:57:01Z-
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationDOMINGUES, Aida [et al.] - Reptos à Prática Docente: o Uso das TIC no Processo de Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Porto: [ed.autor], 2008.116 f. Trabalho de projecto de investigação não editado.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/866-
dc.description116 f.en_US
dc.description.abstractEste trabalho de investigação-acção teve como principal preocupação aferir em que medida as TIC podem contribuir no processo ensino-aprendizagem das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), bem como contribuir para uma nova prática educativa dos docentes envolvidos em contextos educativos que exigem pedagogias diferenciadas no trabalho com crianças com NEE. Partiu-se de uma investigação aprofundada sobre características inerentes às NEE, nomeadamente as de comunicação, de modo a conhecer de forma aprofundada quais as características das crianças portadoras de dificuldades de aprendizagem de carácter permanente. Procurou-se conhecer a legislação nacional, decreto-lei n.º3/2008, bem como referências de âmbito internacional, Declaração de Salamanca. Investigou-se também informação pertinente e actualizada sobre as TIC e a inclusão de crianças com NEE, nomeadamente através da consulta de relatórios da OCDE. De modo a conhecer melhor a sensibilidade dos docentes na utilização das TIC em contextos de aprendizagem, designadamente de crianças com NEE, procedeu-se à elaboração de um inquérito, tendo os resultados auferidos sido alvo de tratamento e análise. Perante os resultados obtidos e tiradas as respectivas conclusões, achou-se por bem elaborar um Projecto Educativo de Acção e Intervenção, onde se alude à problemática e sua contextualização, se apontam objectivos a seguir, metodologias de acção e intervenção, recursos humanos e materiais necessários, bem como a avaliação do projecto. Como forma de motivar os docentes para a inclusão das TIC nas aprendizagens dos alunos com NEE, procedeu-se à construção de um e-Portefólio de recursos educativos, disponível em http://www.esepf.pt/~p2007279/. De igual forma e visando a troca e a partilha de experiências educativas nesta área, concebeu-se um blogue, disponível em http://faz-secaminhocaminhando.blogspot.com.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPrática pedagógicaen_US
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)en_US
dc.subjectNecessidades educativasen_US
dc.titleReptos à Prática Docente - o Uso das TIC no Processo de Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiaisen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

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