Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMatos, João Carlosen_US
dc.date.accessioned2008-07-07T14:45:01Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:58:12Z
dc.date.available2008-07-07T14:45:01Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:58:12Z
dc.date.issued2006en_US
dc.identifier.citationMATOS, João Carlos -Cartaz didáctico. Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. ISSN 1645-9377. N.º4 (2006), p. 93-101.en_US
dc.identifier.issn1645-9377en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/892
dc.descriptionp. 93-101en_US
dc.description.abstractCom a presente reflexão pretende-se reflectir sobre o cartaz, nomeadamente o cartaz didáctico em contexto de sala de aula, tendo em vista um melhor desempenho pedagógico, nas práticas correntes de estágio da formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O recurso ao cartaz didáctico na sala de aula, tal como muitos outros materiais de apoio, por nos parecer frequente e, por vezes, pouco consistente, merece um olhar mais atento e fundamentado. A escassa bibliografia de especialidade existente sobre o assunto traduz a pouca atenção que têm merecido materiais de apoio deste tipo. Integrado num conjunto de vários materiais didácticos, o cartaz é aqui abordado como ferramenta/produto e como percurso/processo. Enquanto ferramenta/produto interessa-nos perspectivar este material de apoio como algo que serve um determinado fim pedagógico, mas que se apresenta como algo acabado e pronto a usar por terceiros. Considerando o cartaz como uma forma de registo que ajuda a perceber melhor o percurso e o processo traçado até se alcançar determinada aprendizagem, interessa-nos um conjunto de considerações pedagógicas que julgamos importantes numa boa prática pedagógica e que configuram um conjunto de experiências significativas no domínio do ensino/aprendizagem. Assim, desenvolveremos esta reflexão em torno de uma dupla questão: O que é um “cartaz didáctico”? Que considerações pedagógicas e comunicacionais formular a propósito da utilização e construção de um cartaz didáctico?en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudo;4en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFormação inicial de professoresen_US
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)en_US
dc.subjectPrática educativaen_US
dc.subjectCartaz didácticoen_US
dc.titleCartaz didácticoen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 4 (2006) : Ensino básico (1.º ciclo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cad4_CartazJoaoMatos.pdf71.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.