Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Ruben Fernando Gonçalvesen_US
dc.date.accessioned2008-12-19T09:11:09Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:58:43Z
dc.date.available2008-12-19T09:11:09Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:58:43Z
dc.date.issued2007-11en_US
dc.identifier.citationPEREIRA, Ruben Fernando Gonçalves - O pulsar da actividade física no ensino pré-escolar .Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. nº 6 (2007), p.66-69en_US
dc.identifier.issn1645-9377en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/912
dc.descriptionp. 63-69en_US
dc.description.abstractCom este texto pretendemos exorcisar determinadas concepções e apresentar a nossa visão de que o sucesso, no desporto pré-escolar e na Educação Física na escola, passa por um entendimento mais amplo e abrangente que o mero espaço confinado ao ginásio ou à intervenção do agente educativo. De facto, o desenvolvimento motor da criança é influenciado por uma complexidade de contextos, com especial relevo para as actividades informais de rua, no recreio escolar, em actividades institucionalizadas de tempos livres e através do jogo. Quando uma criança em idade pré-escolar apresenta dificuldades de escrita, leitura, desenho, etc, algo do movimento não está suficientemente coordenado comparativamente com os padrões normalmente aceites. Na incapacidade, normalmente detectada, e após uma avaliação feita pelo Educador, detecta-se uma insuficiência de movimentos coordenados, mediante umas acções e reações musculares inadaptadas, anti-funcionais, anti - -económicas e espacialmente inadequadas dos impulsos, podendo traduzir-se e transformar-se num futuro próximo em problemas de comportamento, baixa auto - -estima, insegurança e fragilidade psicológica. A actividade física na idade Pré-Escolar é, por todos os agentes da Educação, aceite como uma das actividades com maior relevância para o desenvolvimento integral da criança, porque promove o seu desenvolvimento e lhe proporciona enriquecedoras situações motrizes, potenciando a aquisição de valores educativos que contribuirão para um projecto de vida com saúde e socialmente saudável.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudo;6en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCoordenação motoraen_US
dc.subjectMotricidadeen_US
dc.subjectEducação físicaen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.titleO Pulsar da Actividade Física no Ensino Pré-Escolaren_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 6 (2007) : Educação de infância

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cad_6Pulsar.pdf164.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.