Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAnça, Maria Helenaen_US
dc.date.accessioned2009-03-19T14:52:25Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:59:10Z
dc.date.available2009-03-19T14:52:25Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:59:10Z
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationANÇA, Maria Helena Ferreira - Língua portuguesa em novos públicos.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. N.º 13 (2008), p. 71-87en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/924
dc.descriptionp. 71-87en_US
dc.description.abstractO domínio da Língua Portuguesa (LP), língua materna (LM) para a maioria da população em Portugal, mas não materna para um significativo número de residentes, constitui, sem dúvida, um factor essencial para uma cidadania consciente e participada. Neste contexto, interrogamo-nos como sentem os novos públicos a LP, a importância que lhe atribuem no quotidiano e como inscrição no futuro, assim como as dificuldades linguísticas que dizem apresentar. Para dar rosto a esta problemática, partiremos de dados obtidos junto das comunidades cabo-verdiana, ucraniana e chinesa, que representam ‘gerações migratórias’ distintas1. Embora o nosso estudo se centre em adultos e jovens adultos, as representações destes sujeitos sobre a LP, nomeadamente sobre as suas culturas de aprendizagem, poderão fornecer pistas ao professor, no que diz respeito ao ensino da língua e às novas necessidades da escola, espelho da sociedade plural.en_US
dc.description.abstractBeing fluent in the Portuguese Language (PL), mother tongue of most Portuguese people, but non-mother tongue of a significant number of residents, is clearly a major contribute for a conscious and participated citizenship. Within this context, we have questioned how these people feel towards the PL, the importance they assign to their daily and future lives, as well as the linguistic difficulties they may show. So that we can understand this issue, we analyse data gathered with members of the following communities: Cape Verde, Ukraine and Chinese, that represent «distinct migrant generations ». Although our study focus on adults and young adults, we consider that their representations of the PL, mainly as far as their learning experiences are concerned, may give a teacher hints about the language teaching methods and give the school hints about its needs, that reflect today’s plural society.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesSaber (e) Educar;13en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGrupos étnicosen_US
dc.subjectLíngua portuguesa - aprendizagemen_US
dc.titleLíngua portuguesa em novos públicosen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 13 (2008)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE_13LinguaPortuguesa.pdf380.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.