Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFalcão, Jorge Tarcísioen_US
dc.date.accessioned2009-03-19T16:26:04Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:59:11Z
dc.date.available2009-03-19T16:26:04Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:59:11Z
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationFALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha - Os saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridade.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. N.º 13 (2008), p. 109-123en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/926
dc.descriptionp. 109-123en_US
dc.description.abstractA presente contribuição discute a perspectiva amplamente disseminada tanto na psicologia cognitiva quanto no senso comum, perspectiva segundo a qual os saberes formais-escolares seriam hierarquicamente superiores aos saberes extra-escolares ou práticos. Segundo tal perspectiva, o mérito central do conhecimento prático seria «preparar» o caminho para o surgimento do conhecimento formal, via abstração generalizante conducente à conceptualização. O presente artigo busca oferecer subsídios na direção de perspectiva teórica alternativa acerca de pontos comuns e diferenças entre estes dois tipos de conhecimento. O caráter semiótico de toda e qualquer atividade humana é apresentado e discutido como ponto teórico que obriga à consideração dos saberes escolar e extra-escolar como atividades cognitivas inseridas em comunidades humanas específicas. Tal perspectiva traz como conseqüência metodológica a abordagem da atividade não somente em termos da análise da tarefa abstrata descrita pelo experimentador, mas igualmente em termos da análise da atividade concreta desempenhada pelos participantes, para cujo estudo e compreensão a colaboração ativa destes participantes é crucial.en_US
dc.description.abstractThis paper discusses broadly disseminated perspective about human cognition, present in both common sense and academic cognitive psychology, according to which school-formal knowing should be considered as hierarchically superior to informal-pragmatic knowing. This perspective states that the prior function of informal-pragmatic knowing would be to prepare the emergence of formal-knowing, through generalizing abstraction leading to conceptualization. We offer here an alternative theoretical analysis about common points and differences between these two forms of knowing. Any human activity is seen as a semiotic activity, situated in specific cultural context and in specific communities of practice. The main methodological consequence of this proposition is the need to surpass research data based only in the analysis of the tasks proposed and described by the researcher, to an effort of interpretative description of the activity developed by human subjects in specific situational contexts, whose contribution to the interpretation of this activity is crucial.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesSaber (e) Educar;13en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectExperiência educativaen_US
dc.subjectConhecimentoen_US
dc.titleOs saberes oriundos da escola e aqueles oriundos da cultura extra-escolar : hierarquia ou complementaridadeen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 13 (2008)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE_13SaberesOriundos.pdf357.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.