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http://hdl.handle.net/20.500.11796/927
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Couto, José Manuel | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-03-23T09:38:49Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:59:11Z | |
dc.date.available | 2009-03-23T09:38:49Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:59:11Z | |
dc.date.issued | 2008 | en_US |
dc.identifier.citation | COUTO, José Manuel - (Des)dramatizando a língua portuguesa no ensino básico.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. nº 13 (2008), p. 203-216 | en_US |
dc.identifier.issn | 0873-3600 | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/927 | |
dc.description | p. 203-216 | en_US |
dc.description.abstract | Com esta «comunicação», de cariz eminentemente prático e interactivo, procurar- se-á partilhar experiências e vivências pessoais e perspectivar novas formas de abordagem da língua/literatura no ensino básico, pela via das potencialidades pedagógicas do jogo e da expressão dramática. Serão abordadas problemáticas como a importância do corpo na educação da criança; a gestão do espaço físico da sala de aula; a exploração de textos adequados ao público - -alvo da nossa acção educativa: a criança. A sala de aula é, necessariamente, um espaço aberto. Um espaço onde se movimentam vidas reais e concretas, numa paleta de cores, ritmos, sonhos e possibilidades… indescritível. Nela habitam corpos que riem, brincam, se (co)movem, e apre(e)ndem…, em permanente (inter)acção. Neste contexto, o jogo e a expressão dramática configuram-se como práticas co-naturais e vitais para o desenvolvimento integral, harmonioso de todo o ser da criança, o que se vem designando por desenvolvimento holístico, onde se jogam e articulam as mais variadas inteligências da criança. Assim é, melhor, tem de ser em todas as dimensões/áreas da aprendizagem. Também ao nível da língua, matriz e suporte de toda a construção pessoal e social, isto é, de toda a aprendizagem, de todas as aquisições, no domínio dos conhecimentos e competências, nos planos teórico, axiológico e da praxis vivencial. O acervo literário infanto-juvenil hoje disponível, nos planos narrativo, poético e dramático, associado à criatividade profissional docente, possibilitam experiências de aprendizagens lúdicas, agradáveis, sólidas, inesquecíveis e, sobretudo, substantivas. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Saber (e) Educar;13 | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino básico (1º ciclo) | en_US |
dc.title | (Des)dramatizando a língua portuguesa no ensino básico | en_US |
dc.type | article | en_US |
Appears in Collections: | N.º 13 (2008) |
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