Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/928
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dc.contributor.authorMartins, Idalina Mariaen_US
dc.contributor.authorCosta, Nilza Maria Vilhenaen_US
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céuen_US
dc.contributor.authorAbelha, Marta Cristinaen_US
dc.date.accessioned2009-03-23T10:37:14Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:59:11Z
dc.date.available2009-03-23T10:37:14Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:59:11Z
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationMARTINS, Idalina Maria Fernandes [et al.] - Impacte do processor de reorganização curricular do ensino básico na área das ciências físicas e naturais e na relação do professor com o trabalho curricular.Saber (e) Educar. Porto:ESE de Paula Frassinetti. Nº 13 (2008), p. 263-273en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/928
dc.descriptionp. 263-273en_US
dc.description.abstractEsta comunicação assume-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente dos professores que leccionam a área das Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que, apesar de distintos, foram desenvolvidos em rede, e que se centraram nas duas questões seguintes: Como estão a apropriar-se os professores, do 1º Ciclo e do 4º Grupo do 2º Ciclo, da actual abordagem curricular perspectivada para o desenvolvimento de competências, em particular das definidas para a área das Ciências Físicas e Naturais? (Martins, 2005) e Que tipo de Cultura Docente é promovida ao nível do Departamento Curricular das Ciências? (Abelha, 2005). A interligação destas duas questões centra-se na convicção de que uma abordagem curricular orientada para a gestão mais autónoma do currículo pelos professores e perspectivada para o desenvolvimento de competências nos e com os alunos pressupõe a existência de uma cultura de colaboração docente. A metodologia de investigação adoptada assumiu uma natureza interpretativa, socorrendo- se de abordagens essencialmente qualitativas, complementares de um levantamento inicial de carácter quantitativo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito, por questionário e entrevista, e a análise documental. Os resultados encontrados evidenciam que a assunção da actual abordagem curricular perspectivada para o desenvolvimento de competências nos e com os alunos e a descoberta de novos sentidos para a ideia de colectivo profissional são, ainda, realidades débeis que se traduzem em constrangimentos a nível da gestão curricular e das relações de trabalho docente. Tais limitações aparecem associadas a características persistentes da cultura profissional dominante. Será, também, objecto desta comunicação a apresentação de áreas de intervenção (sugestões) passíveis de inverter a situação referida, decorrentes da informação proveniente da investigação destes dois estudos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesSaber (e) Educar;13en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProfissão docenteen_US
dc.subjectEnsino das ciências - currículoen_US
dc.titleImpacte do processo de reorganização curricular do ensino básico na área das ciências físicas e naturais e na relação do professor com o trabalho curricularen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 13 (2008)

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