Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/942
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quinta e Costa, Margarida | en_US |
dc.contributor.author | Santos, Cristina | en_US |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | en_US |
dc.contributor.author | Ferraz, Fátima | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-02-11T15:08:55Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:59:26Z | |
dc.date.available | 2009-02-11T15:08:55Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:59:26Z | |
dc.date.issued | 2008-06 | en_US |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cristina[et al.] - Escola como Sistema, Mundo de Vida e (re)organização : reptos à Supervisão Pedagógica.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti.N.º7 (2008); p.23-36 | en_US |
dc.identifier.issn | 1645-9377 | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/942 | |
dc.description | p. 23-36 | en_US |
dc.description.abstract | Tal como Duncan Waite (1999), consideramos que a democratização da Supervisão pode promover o desenvolvimento da reflexidade profissional de todos os intervenientes visando a melhoria da qualidade do sistema de ensino. Neste sentido, as estruturas escolares e o processo de comunicação entre os membros da comunidade educativa devem interagir visando uma maior participação. Todos devem questionar, reflectir e manter um diálogo (democrático) que promova a co-participação e a co-responsabilização de vários actores - professsores, supervisores, gestores, alunos, pais, (...) -, beneficiando os diálogos da escola e contribuindo para que os ambientes escolares sejam auto-dirigidos, auto-organizados, auto-constutores e auto-avaliadores. Não pretendendo delinear um modelo de Supervisão Pedagógica, presidiu aos nossos desideratos somente a intenção de contribuir para a criação de um espaço de debate e de discussão de ideias que possibilite um pensar reflexivo e crítico, ponto de partida para a proficuidade de um pensamento sustentado pelo conhecimento do tema. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Cadernos de Estudo;7 | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Supervisão de professores | en_US |
dc.title | Escola como Sistema, Mundo de Vida e (re)organização: reptos à Supervisão Pedagógica | en_US |
dc.type | article | en_US |
Appears in Collections: | N.º 7 (2008) : Supervisão Pedagógica e formação de Formadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cad_7EscolaComoSistema.pdf | 344.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.