Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrandão, Isabelen_US
dc.contributor.authorSantos, Maria Aliceen_US
dc.date.accessioned2009-03-18T12:14:47Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:59:29Z
dc.date.available2009-03-18T12:14:47Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:59:29Z
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Alice; BRANDÃO, Maria Isabel Serpa - A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: a função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti.N.º7 (2008); p.79-105en_US
dc.identifier.issn1645-9377en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/946
dc.descriptionp.79-105en_US
dc.description.abstractA necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Estudo;7en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.subjectQualidade da educaçãoen_US
dc.subjectSupervisão de professoresen_US
dc.titleA supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processoen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 7 (2008) : Supervisão Pedagógica e formação de Formadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cad_7SupervisaoPedagogica.pdf661.78 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.