Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/946
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brandão, Isabel | en_US |
dc.contributor.author | Santos, Maria Alice | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-03-18T12:14:47Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:59:29Z | |
dc.date.available | 2009-03-18T12:14:47Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:59:29Z | |
dc.date.issued | 2008 | en_US |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria Alice; BRANDÃO, Maria Isabel Serpa - A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: a função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti.N.º7 (2008); p.79-105 | en_US |
dc.identifier.issn | 1645-9377 | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/946 | |
dc.description | p.79-105 | en_US |
dc.description.abstract | A necessidade de contextos de qualidade para os estagiários da Licenciatura em Educação de Infância é uma das grandes preocupações da ESE de Paula Frassinetti, como instituição de formação. No exercício da nossa actividade supervisiva cabe-nos a responsabilidade de orientar os alunos em situação de iniciação à prática profissional e apoiar os educadores que connosco colaboram na promoção do seu crescimento pessoal e profissional. Deste modo, e sendo o educador um modelo para os estagiários, a sua formação é, sem dúvida, fundamental em todo este processo. A Escala do empenhamento do adulto, através dos seus indicadores, foi o instrumento escolhido para reflectirmos sobre as realidades educativas e contribuir para identificar o tipo de interacção entre adulto e criança, ajudando a desenvolver as práticas dos educadores que, por sua vez, influenciam o desempenho dos estagiários. Neste cenário a formação em contexto apresenta-se como um caminho para melhorar a acção supervisiva, cujos efeitos se reflectem na qualidade dos contextos educativos. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Cadernos de Estudo;7 | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação pré-escolar | en_US |
dc.subject | Qualidade da educação | en_US |
dc.subject | Supervisão de professores | en_US |
dc.title | A supervisão pedagógica numa articulação entre a preparação do educador, a formação do aluno e a qualidade da educação das crianças: A função da escala de empenhamento do adulto na concretização deste processo | en_US |
dc.type | article | en_US |
Appears in Collections: | N.º 7 (2008) : Supervisão Pedagógica e formação de Formadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cad_7SupervisaoPedagogica.pdf | 661.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.