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http://hdl.handle.net/20.500.11796/1075
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Joana | en_US |
dc.contributor.author | Meneses, Margarida Isabel de Sousa | en_US |
dc.date.accessioned | 2010-12-29T11:40:15Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T14:03:32Z | |
dc.date.available | 2010-12-29T11:40:15Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T14:03:32Z | |
dc.date.issued | 2010-09 | en_US |
dc.identifier.citation | MENESES, Margarida Isabel de Sousa - Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida. Porto : [ed. autor], 2010. X, 100 f.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação da Leitura, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Animação da Leitura sob a orientação da Professora Doutora Joana Cavalcanti. | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1075 | |
dc.description.abstract | Actualmente, a leitura e as questões a ela associadas situam-se no centro das preocupações de todos os agentes educativos, na medida em que aquela é uma ferramenta essencial à vida e é condicionante do sucesso, a curto e a longo prazo, dos indivíduos. No entanto, nos últimos anos, numerosos estudos nacionais e internacionais têm demonstrado baixos desempenhos dos estudantes na leitura e na escrita, mostrando igualmente que, nas escolas, as práticas de leitura não têm conseguido consolidar hábitos de leitura e fidelizar leitores, sobretudo na adolescência. Deste modo, podemos afirmar que a nossa problemática se insere na área da promoção e animação da leitura literária na escola, no modo como é encarada por professores e alunos, e no afastamento dos jovens em relação àquela e à leitura em geral. Assim, a escola e a biblioteca escolar têm um importante papel no desencadear de acções que permitam desenvolver a competência leitora e que contribuam para a fidelização e manutenção de leitores, pelo que, no âmbito da investigação-acção, concebemos e implementámos o projecto de animação da leitura literária, Leituras Itinerantes – Anne Frank, uma vida, em duas turmas de sétimo ano, usando a literatura nas suas dimensões lúdica e formativa. Acreditando que a literatura é um vasto campo de aprendizagem, funcionando como uma fonte de conhecimento e de abertura ao Outro e ao mundo, procurámos que este projecto de animação da leitura literária fosse aberto e flexível, de modo a integrar actividades e ideias que decorressem das interacções que os jovens viessem a manter com a leitura da obra e com as variadas actividades propostas, apoiados pelas novas plataformas de aprendizagem e virtualidades da aprendizagem em rede. Com este trabalho reforçámos a ideia de que os projectos de animação da leitura devem constituir-se como instrumentos capazes de articular acções que conduzam ao desenvolvimento de competências de leitura e literacia, pelo que devem estar enquadrados numa política de escola de promoção e desenvolvimento da leitura, segundo uma lógica integrada, ascendente e articulada, onde prevaleça a colaboração entre os diversos actores e intervenientes da acção educativa. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Interesse pela leitura -- animação | en_US |
dc.subject | Biblioteca escolar | en_US |
dc.subject | Hábitos de leitura | en_US |
dc.subject | Ensino por computador -- plataformas de aprendizagem -- aprendizagem em rede -- projecto de leitura | en_US |
dc.title | Leituras Itinerantes - Anne Frank, uma vida | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
Appears in Collections: | Animação da Leitura |
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