Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Manuela Barretoen_US
dc.contributor.authorSantos, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dosen_US
dc.date.accessioned2010-12-29T12:33:51Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:03:33Z
dc.date.available2010-12-29T12:33:51Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:03:33Z
dc.date.issued2010-09en_US
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Manuela de Matos Alves de Sá dos - Leitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervenção. Porto : [ed. autor], 2010. XIII, 85 f.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação da Leitura, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Animação da Leitura sob a orientação da Professora Doutora Manuela Barreto Nunes.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1076
dc.description.abstractVivemos numa sociedade em que, diariamente, somos confrontados com o código escrito, num apelo constante à leitura e à decifração; paralelamente, as tecnologias assumiram um papel preponderante, desafiando-nos constantemente e levando-nos a desenvolver novas competências e literacias. O desinteresse dos jovens pela leitura, associado aos fracos resultados dos alunos portugueses em testes de literacia, remetem-nos para uma reflexão profunda pois, se pretendemos formar jovens autónomos, responsáveis e interventivos, capazes de construir conhecimento através da interacção e partilha, devemos ajudá-los a desenvolver meios de aceder à informação e transformá-la em conhecimento, e isto passa obrigatoriamente pela leitura. Assim, atendendo a que a criança é um ser social, integrada em diferentes contextos que contribuem para a sua formação, entendemos que o Jardim de Infância (complementado pela biblioteca escolar), a família e a sociedade em geral devem desenvolver esforços concertados, na promoção de hábitos de leitura e na formação de leitores competentes. Neste projecto – Leitura Partilhada entre o Jardim de Infância e a Família - pretendemos envolver os pais em actividades de promoção da leitura, em articulação com o Jardim de Infância, objectivando-se a melhoria dos níveis de literacia, porque acreditamos que é de pequenina que a criança deve ser incentivada à leitura e a participar na aventura da descoberta do prazer de ler. Para a sua concretização, realizámos uma investigação sobre hábitos de leitura das famílias e crianças de um grupo de Jardim de Infância, e implementámos diversas actividades de promoção de leitura com o objectivo de, entre outros, criar hábitos de leitura familiar e formar leitores.en_US
dc.description.abstractWe live in a society in which we’re daily faced with the written code, in a constant plea to reading and decoding; technologies have also take on a prevailing role, always challenging us and making us develop new skills and literacies. The young people’s lack of interest in reading, associated with the Portuguese students’ poor results in literacy tests, refers us to a deep reflection because, if we plan to educate independent, responsible and participant young, capable of building knowledge through interaction and sharing, we must help them develop resources to access the information and turn it into knowledge, and this is mandatorily allied to reading. So, given that the child is social being, incorporated in various contexts that contribute to its education, we think that the kindergarten (supplemented with the school library), the family and society in general should make a combined effort to promote reading habits and educate qualified readers. In this project – Shared Reading between the Kindergarten and the Family, we plan to involve the parents in reading promoting activities, in concurrence with the kindergarten in order to improve the literacy levels, as we believe that the child should be encouraged to read and participate in the adventure of discovering the pleasure of reading, from an early age. To materialize the project, we’ve investigated the families and the kindergarten children’s reading habits and executed an assortment of reading promotion activities, with the purpose of, among others, create family reading habits and educate skilled readers.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação familiaren_US
dc.subjectJardim de infânciaen_US
dc.subjectInteresse pela leitura -- animaçãoen_US
dc.subjectLeitura funcionalen_US
dc.subjectEnsino inicial -- leituraen_US
dc.subjectHábitos de leituraen_US
dc.subjectBiblioteca escolaren_US
dc.titleLeitura partilhada entre o jardim de infância e a família : um projecto de intervençãoen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-AL_2010_MariaManueleSantos.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.