Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCavalcanti, Joanaen_US
dc.contributor.authorAlves, Maria de Fátima de Sousaen_US
dc.date.accessioned2010-12-29T12:24:19Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:03:35Z
dc.date.available2010-12-29T12:24:19Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:03:35Z
dc.date.issued2010-09en_US
dc.identifier.citationALVES, Maria de Fátima de Sousa - Leitura e educação intercultural : janelas para o outro. Porto : [ed. autor], 2010. XIII, 76 f.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação da Leitura, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Animação da Leitura sob a orientação da Professora Doutora Joana Cavalcanti.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1079
dc.description.abstractEste trabalho surgiu da necessidade de reflectir e compreender as atitudes das crianças em idade escolar (pertencentes à faixa etária dos seis/sete anos e inseridas num meio socioeconómico favorecido) face à diferença e também do desejo de promover mudanças mediante a capacidade de favorecer a valorização do Outro. As salas de aula actuais são o espelho da diversidade cultural da nossa sociedade e as crianças são também o reflexo dos estereótipos e preconceitos veiculados pela maioria dos indivíduos com os quais convivem nos seus contextos familiares, sociais e culturais. Existem ainda muitas atitudes preconceituosas em relação a certas crianças consideradas diferentes por não corresponderem ao padrão supostamente hegemónico, sobretudo se essa diferença for fisicamente visível. Com este projecto, propusemo-nos tentar responder a algumas questões, nomeadamente em que medida é possível verificar alterações de comportamento relacionadas com a aceitação das diferenças, em crianças de seis anos, e ainda se a realização de diferentes leituras textuais será capaz de promover uma maior abertura em relação à aceitação activa do Outro, por parte de crianças do primeiro ano de escolaridade. Acreditamos que a Leitura é capaz de promover a aceitação activa do Outro (naquilo que é a sua subjectividade e diferença). Neste trabalho procuramos promover o diálogo da Literatura para a Infância com outras leituras, como a música, o teatro, a dança ou o cinema. Interessa-nos, pois, articular o texto literário que é produzido para a infância com outros textos, na tentativa de encontrar novos caminhos e visões que perspectivem uma maior abertura para o Outro, enquanto diálogo de enriquecimento e compreensão da v multiplicidade humana: aquilo que pretendemos chamar de janelas abertas para o Outro. O projecto que se apresenta coloca em articulação três campos conceptuais diferentes (Leitura, Educação Intercultural e Intervenção), articulados com o objectivo de promover nos pequenos estudantes, desde cedo, a compreensão e interiorização de valores humanos fundamentais para o desenvolvimento humano e que podem ser amplamente experienciados através das várias linguagens e, muito especificamente, do texto literário.en_US
dc.description.abstractThis work arose from the need to think about and understand the attitudes of the infants at school age (belonging to the age group of six/seven years and inserted in a favoured economic environment) facing the difference and also from the desire to promote changes with the ability of enhancing the improvement of the Other. The current classrooms are the mirror of the cultural diversity of our society and the infants are also the reflex of the stereotypes and prejudices of the majority of the individuals with whom they interact in their cultural, social, and family contexts. There are still many biased attitudes regarding certain infants considered different because they do not correspond to the supposedly hegemonic standard, especially if that difference is physically visible. With this project, we tried to answer some questions, namely if it’s possible to notice any behaviour changes related with the acceptance of the differences, in six year old children, and if different textual readings will be capable of promoting a better active acceptance of the Other by infants on the first year of schooling. We believe that Reading is capable of promoting the active acceptance of the Other (in its subjectivity and difference). With this work we intend to enhance the dialogue between Literature for the Infancy and other readings such as music, theatre, dance or cinema. We are interested, therefore, to articulate the literary text that is produced for the infancy with others texts, in the attempt of finding new paths and visions that suggest a bigger opening towards the Other as a dialogue of enrichment and comprehension of the human multiplicity: what we intend to call the open windows for the Other. The project that is presented puts in articulation three different conceptual fields (Reading, Cross-cultural Education and Intervention), vii articulated with the purpose of promoting in the small students, since an early age, the grasping and comprehension of fundamental human values for the human development and that can be thoroughly experienced through the various languages and specially the literary text.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIntervençãoen_US
dc.subjectEducação intercultural -- ensino básico (1º ciclo)en_US
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil -- 6 aos 7 anosen_US
dc.subjectInteresse pela leitura -- animaçãoen_US
dc.subjectHábitos de leituraen_US
dc.titleLeitura e educação intercultural : janelas para o outroen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-AL_2010_MariaFatimaAlvesAnexos.pdf29.59 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-AL_2010_MariaFatimaAlves.pdf535.34 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.