Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1081
Title: Animar a hora do conto na sala de aula e na biblioteca: o professor e a promoção da leitura
Authors: Albuquerque, Cláudia Maria Azevedo Maio Ribeiro Barbas de
Orientador: Cavalcanti, Joana
Keywords: Animação da leitura
Literatura infantil
Interesse pela leitura
Hora do conto
Issue Date: Oct-2010
Citation: BARROSO, Cláudia Maria Azevedo Maio Ribeiro Barbas de -Animar a hora do conto na sala de aula e na biblioteca: o professor e a promoção da leitura : Porto : [ed. autor], 2010. XII, 143 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação da Leitura, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Joana Cavalcanti.
Abstract: O tema surgiu pela necessidade de saber mais sobre o trabalho do professor bibliotecário, função bastante recente, e compreender aquilo que poderá ser o seu desempenho enquanto animador de leitura. Por outro lado, quisemos verificar se, o espaço da biblioteca escolar estava se constitui num espaço onde se desenvolve adequadamente e consolida hábitos de leitura, não só através do professor bibliotecário mas da parceria deste com outros professores, para que haja interacção necessária no sentido de melhor desenvolver a aprendizagem dos alunos, durante o processo educativo das crianças. Sendo estas algumas das nossas maiores preocupações, um dos aspectos que quisemos conhecer foram as estratégias de dinamização da Hora do Conto desenvolvidas por estes professores. Outro ponto importante, consiste em verificar se a animação da leitura é conduzida para que os alunos se sintam motivados a ouvir uma história, bem como com a preocupação de fazer com que os alunos aprendam a gostar de ler e produzir sentido a partir do que lêem. Assim, apontamos para aspectos importantes acerca da função exercida pelo professor bibliotecário e o professor titular de turma, ora questionando, ora indicando acerca do desempenho, ora tentando compreender o perfil de cada um deles, visto que ocupam lugares simbólicos distintos. Possivelmente, a animação da Hora do Conto, ainda, se constitui como um desafio para os professores de maneira geral e, em especial, para o professor bibliotecário. v Então, consideramos de suma importância a observação da dinamização da Hora do Conto, pois, que é na acção que se pode produzir significados para novas abordagens teóricas. Desta forma, o nosso trabalho consistiu principalmente em tentar perceber como o professor bibliotecário e o professor titular de turma animam o momento da Hora do Conto, isto é, que “alma” emprestam às histórias neste momento que é de formação de leitores. Além disso, consideramos importante observar se os alunos apreciam positivamente a Hora do Conto e se ficam satisfeitos com a dinamização aí realizada, bem como com a leitura proporcionada tanto no contexto de sala de aula como de biblioteca. As nossas bases metodológicas foram sustentadas através de entrevistas, questionários e observação. Para tal, seguimos orientações de autores como, Bardin, Campenhoudt e Quivy, entre outros. Apoiamo-nos teoricamente em alguns dos principais autores contemporâneos que tratam do assunto como Bogdan e Biklen. Finalmente, norteados por alguns autores que se destacam nos estudos acerca da leitura e da pedagogia da leitura, tentamos analisar o que para nós é de fundamental importância, naquilo que se refere à Animação da Hora do Conto, ou seja, como agem o professor titular e o professor bibliotecário quando se propõe a formar leitores, e que formação possuem para dinamizarem a Hora do Conto de forma eficaz, sensível e significativa.
The theme is based on the necessity to learn more about the work of the teacher librarian, which is a very recent role, and understand what might be his performance while encouraging reading. Moreover, we want to verify if the school library is a place where the children can improve their reading habits, not only through the school librarian but also with the association with other teachers. This partnership aims to develop students' learning on the educational process of children. These are our major concerns so one of the things that we want to know are the methods used by the teachers to stimulate the story time. Another important issue is to verify that the encouragerent of reading is well conducted so students feel motivated to hear a story, learn to enjoy reading and understand what they read. Therefore, we point out important aspects of the task performed by the teacher librarian and classroom teachers, sometimes questioning, sometimes indicating the performance, sometimes trying to understand the profile of each of them as they occupy different symbolic places. Possibly, the animation of the story time also is a challenge for teachers in general and particularly for the teacher librarian. Therefore we consider of extreme importance to observe the dynamics of the story time because while observing the activity we can identify new theoretical approaches. Thus, our work consists mainly in trying to understand how the teacher librarian and classroom teachers arouse enthusiasm during the story time. We want to know what “soul" do they lend to the stories while reading them as this is a special moment during the training of readers. Moreover, we vii also find important to observe whether the students appreciate positively the story time and are satisfied with the dynamics taking place, as well as the reading that is offered. Both in the context of the classroom and the library. Our methodology is supported by interviews, questionnaires and observation. Therefore we follow guidelines of authors such as Bardin, and Campenhoudt and Quivy, among others. We based our dissertation on the theoretical approaches of some major contemporary writers as Bogdan and Biklen. Finally, guided by some authors that lead the studies of reading and pedagogical reading, we try to analyze what is of fundamental importance, in what refers to animation of the story time, how the classroom teacher and the librarian teacher behave when facing young readers, and what training do they have to improve the story time in an effective, sensitive and meaningful way.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1081
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-AL_ClaudiaAlbuquerque2001.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.