Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina Vieiraen_US
dc.contributor.authorTeixeira, Maria Julietaen_US
dc.date.accessioned2011-05-18T11:44:06Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:03:39Z
dc.date.available2011-05-18T11:44:06Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:03:39Z
dc.date.issued2011-03en_US
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Maria Julieta - A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias. Porto : [ed. autor], 2011. XII, 158 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação da Leitura, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Maria Cristina Vieiraen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1083
dc.description.abstractNeste projecto de investigação-acção, denominado “A compreensão leitora em textos narrativos – diversificar estratégias”, apresentamos a razão de ser, os objectivos que nos propusemos, bem como a intervenção levada a cabo junto de uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e a avaliação e considerações finais sobre o percurso realizado. Considerando as investigações internacionais e nacionais e as necessidades dos professores relativamente a formação específica e a recursos diversificados no âmbito do desenvolvimento da compreensão leitora, este estudo procura oferecer pistas sobre o modo como podemos intervir nas práticas de leitura, formando leitores competentes. As actuais concepções de leitura, em que ler é compreender, constituem a lente que nos permite olhar para a problemática a estudar. Os factores que intervêm na leitura – texto, leitor e contexto – os textos literários, o ensino da compreensão leitora e o impacto das investigações produzidas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da competência leitora constituem um quadro de referência e significação. É neste enquadramento teórico que ganha sentido a construção de guiões, recursos didácticos com estratégias diversificadas de ensino explícito da compreensão leitora, elaborados sobre textos literários narrativos criteriosamente seleccionados. Estes guiões constituem o objecto primordial de intervenção deste projecto e, simultaneamente, recursos didácticos que disponibilizamos à comunidade educativa. Após a implementação deste projecto, centrado sobre a aplicação de guiões de leitura por nós elaborados, constatou-se, com base nos resultados obtidos, que as estratégias previstas nestes guiões em torno de textos literários narrativos contribuem eficazmente para o desenvolvimento da compreensão leitora e a motivação dos discentes e docentes envolvidos em actividades de leitura.en_US
dc.description.abstractIn this action research project, entitled "Reading comprehension in narrative texts - strategy diversification", we outline the purpose, the objectives we set for ourselves, the practical work carried out with a cohort of students from the 3rd grade of the 1st Basic Education Cycle, and the evaluation and final observations on the research done. In considering international and domestic research and the needs of teachers for specific training and for diverse resources in the area of reading comprehension development, this paper seeks to suggest pathways that will allow reading intervention practices for the training of competent readers. The current concept of reading, in which to read is to understand, forms the lens through which we observe the issues being studied. The factors involved in reading - text, reader and context - the literary texts, the teaching of reading comprehension and the impact of the research carried out in the field of teaching/learning of reading comprehension constitute a frame of reference and meaning. It is within this theoretical framework that the development of guides takes on the meaning of teaching resources with diverse strategies for the explicit teaching of reading comprehension, developed using carefully selected narrative literary texts. These guides are the primary intervention tool in this project and, at the same time, are teaching resources which we make available to the education community. Following the implementation of this project, centred on the use of the reading guides that we developed, it was found, based on the results obtained, that the strategies envisaged in these guides in relation to narrative literary texts contribute effectively to the development of reading comprehension and the motivation of the learners and teachers involved in reading activities.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInvestigação-acçãoen_US
dc.subjectNarrativaen_US
dc.subjectCompreensão da leituraen_US
dc.titleA compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégiasen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Animação da Leitura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-AL_2011_MariaJulietaTeixeiraAnexos.pdf38.33 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-AL_2011_MariaJulietaTeixeira.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.