Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1127
Title: Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendizagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual
Authors: Lourenço, Ana Rute Gouveia
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Ensino--aprendizagem
Issue Date: Sep-2011
Citation: LOURENÇO, Ana Rute Gouveia, – Contributo(s) das TIC no processo de ensino/aprendiagem: um estudo de caso, utilizando a plataforma escola virtual.- Porto : [ed. autor], 2011. 117 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves.
Abstract: Desde sempre, o dinamismo educativo tem estado associado à (re)descoberta de estratégias, à (re)definição de metodologias, apostando em vários projectos, programas, iniciativas, entre outros, com vista à melhoria da qualidade de ensino. Experimentar e introduzir alterações na prática pedagógica, é uma maneira de tentar melhorar a aprendizagem dos alunos. Com este estudo, propomo-nos a apresentar um estudo de caso, com dados qualitativos e quantitativos, sustentando numa pedagogia não-directiva, recorrendo a uma prática educativa que utilizou as (novas) tecnologias aplicadas à sala de aula como instrumento ao serviço do conhecimento e, consequentemente, apresentar a pertinência de reflectir sobre novas didácticas e novos modos de aprender/ensinar. Com a crescente proliferação das tecnologias, é de esperar hoje o aproveitamento, das mesmas, no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de recursos interactivos nesse processo, poderá ser um grande auxílio, pois permitirá aos alunos que aprendam a aprender nesta sociedade de informação da qual fazemos parte. Uma vez que vivemos na geração que clica, como considera Perrenoud (2000), a escola não pode ficar indiferente a estas novas mudanças. Estas transformações exigem, sem dúvida, novas concepções da actividade dos docentes, tornando-nos docentes mais reflexivos e implicados com as práticas educativas renovadas, como evidenciaremos neste estudo.
Historically, educational dynamism has been associated with the (re) discovery of strategies to the (re) definition of methodologies, focusing on several projects, programs, initiatives, among others, to improve the quality of teaching. Trying and introducing changes in pedagogical practice, is a way of trying to improve students learning. With this study, we propose to present a case study with qualitative and quantitative data, supporting a non-directive teaching, using an educational practice that used the (new) technologies applied to the classroom as a tool for knowledge and therefore present the relevance of new thinking about new ways of teaching and learning / teaching. With the growing proliferation of technologies, is expected today to take advantage of these conditions in the teaching / learning. The use of interactive resources in the process can be a great help as it allows students to learn in this information society we are existing in. Once we live in the click generation, how Perrenoud (2000) supports, the school cannot remain indifferent to these new changes. These changes require, with no doubts, new conceptions of the activity of teachers, making us more reflexive and involved teachers with the renewed educational practices, as evidenced in this study.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1127
Appears in Collections:Supervisão Pedagógica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-SUP_2011_TESESANALOURENCO.pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.