Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1129
Title: A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo:um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Pinto, Maria Joana Teixeira
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Supervisão pedagógica
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Issue Date: Oct-2011
Citation: PINTO, Maria Joana Teixeira – A utilização de ferramentas WEB 2.0 em contexto educativo: um estudo com professores do 1º ciclo do ensino básico. Porto : [ed. autor], 2011. 92 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti sob a orientação da Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves.
Abstract: A Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração World Wide Web, onde se privilegia um espaço de interação, de colaboração, de partilha de informações e comunicação global, fomentando uma inteligência coletiva. Esta revolução tecnológica veio trazer mais facilidade na rapidez de armazenamento de conteúdos, tornando-a num ambiente social, acessível a todos os utilizadores, porque é um espaço onde se pode modificar e controlar a informação de acordo com os interesses e necessidades. Esta investigação tem em conta a utilização de algumas ferramentas Web 2.0, respondendo à necessidade da sua introdução nas atividades letivas e de acordo com um plano tecnológico que prevê a sua integração na maioria das escolas portuguesas. Foram estas características que nos levaram à exploração deste ambiente no contexto da presente investigação. Para o efeito, foi concebido e validado um inquérito por questionário, enviado através do Google Docs a todos os docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, em exercício no ano letivo 2010/2011 do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto. Foram preenchidos quarenta e três questionários. Os resultados comprovam que 50% dos professores não conhece a designação Web 2.0 e pouco integram as ferramentas Web 2.0 nas suas práticas letivas. Os motivos que estão na base destas lacunas de conhecimento, são a falta de formação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Web 2.0 has emerged as a way to describe the second generation World Wide Web, where a privileged space for interaction, collaboration, sharing of information and global communications, encouraging a collective intelligence. This technological revolution has brought more easily on the speed of content storage, making it a social environment, accessible to all users, because it is a space where you can modify and control the information in accordance with the interests and needs. This research takes into account the use of some Web 2.0 tools, answering the need for its introduction into collective and activities according to a technology plan that provides for their integration in the majority of Portuguese schools. It was these characteristics that led us to explore this environment in the context of this investigation. For this purpose it was designed and validated a questionnaire sent through Google Docs to all teachers of the 1st cycle of Basic Education, in exercise during the school year 2010/2011 the Group of Schools of the Siege of Oporto. Forty-three were filled questionnaires. The results show that 50% of teachers do not know the name and just integrate Web 2.0 Web 2.0 tools in their teaching practice. The reasons that underlie these knowledge gaps are the lack of training in the area of Information and Communication Technologies (ICT).
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1129
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-SUP_2011_TESESMARIAJOANAPINTO.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.