Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorDuarte, Maria de Fátima Gonçaloen_US
dc.date.accessioned2013-01-17T12:36:38Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:05:29Z
dc.date.available2013-01-17T12:36:38Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:05:29Z
dc.date.issued2012-09en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1138
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractA universalização do acesso à educação, acarretou consigo a diversidade, tornando-se imperativo garantir ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem o princípio de equidade e a qualidade, implicando todos os intervenientes no processo educativo. É nesta conjuntura sistémica, visionando a escola como um todo e para todos, em processo constante de aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida que percecionamos o desenvolvimento profissional. O nosso objeto de estudo organiza-se num quadro teórico acerca da natureza e modos de construção do conhecimento e desenvolvimento profissional, baseado em práticas colaborativas, reflexivas e inclusivas, numa dinâmica supervisiva, entre professores do 1º ciclo do ensino regular e de educação especial. Deste modo, pretende-se, por um lado conhecer as conceções e as práticas dos professores de educação especial e do ensino regular, que contribuem para o desenvolvimento profissional e, por outro, construir documentos orientadores de toda a ação docente. Do ponto de vista metodológico este estudo inscreve-se num paradigma qualitativo, objetivado através do estudo de um caso que permitiu a construção de um percurso de reflexão, colaboração e investigação, culminando num plano de ação em contexto organizacional, numa partilha do saber e do fazer. Os resultados desta investigação permitiram que, ao longo de todo o processo, se aprofundasse as práticas de reflexão, no âmbito de um ambiente colaborativo, investigativo e formativo, constituindo uma oportunidade de melhoria e de enriquecimento dos contextos educativos, assim como de todos os que nela atuam.en_US
dc.description.abstractThe universal access to education has brought about diversity. Thus, is imperative to assure the principles of equity and quality throughout the whole teaching/learning process, involving all of its the participants. It is bearing in mind this systemic conjuncture, contemplating school has a whole with access for all, in an on-going life process of learning and development, that we perceive professional development. The aim of our study is organised in a theoretical framework concerning the nature and means of construction of knowledge and professional development based in collaborative, reflexive and inclusive practices, in a supervision dynamic, between regular primary teachers and special education teachers. Therefore, we intend to, on the one hand, be aware of the conceptions and practices, which contribute to professional development, of special education and general teachers, and, on the other hand, outline guiding documents of all teaching actions. In the methodological point of view, this study is incorporated in a qualitative paradigm, featured through a case study that allowed the creation of a line of reflexion, collaboration and investigation, culminating in an action plan included in an organisational context, through a process of sharing knowledge and practices. The results of the present investigation have allowed, throughout the entire process, the deepening of the reflexion practices, in a collaborative, investigative and formative environment, representing an opportunity of improvement and enrichment not only of the educational contexts but also of all of its members.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSupervisão pedagógicaen_US
dc.titleContributos supervisivos para o desenvolvimento profissional dos professores : as perspetivas e práticas dos professores de ensino regular e de educação especialen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012MariaFatimaDuarteANEXOS.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF_2012MariaFatimaDuarte.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.