Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorAlmeida, Bianca Carla Lopes deen_US
dc.date.accessioned2013-01-17T14:23:17Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:05:36Z-
dc.date.available2013-01-17T14:23:17Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:05:36Z-
dc.date.issued2012-07en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1142-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractNos dias de hoje, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem comum e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para a cooperação e para o aperfeiçoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1º CEB tem vindo a trabalhar-se, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo. Cabe, assim, à coordenação deste ciclo supervisionar as práticas pedagógicas orientando cada professor de uma forma flexível permitindo que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de Supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre Supervisor e Supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cenários formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem em comum. Este estudo surge, assim, como uma reposta a esta necessidade e teve em conta as seguintes inquietudes: qual o modelo de Supervisão a seguir? Quais as Funções do Supervisor do 1ºCEB que exerce a Supervisão na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, este estudo exploratório visa a Conceção de um perfil de Funções do Supervisor do 1º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição de Ensino Particular onde se propõem dimensões supervisivas a contemplar e um Ciclo de Supervisão contextualizado no perfil concebido.en_US
dc.description.abstractNowadays, it is up to teachers to look for pedagogical responses within the context of teaching facilities. Building an environment of trust and development of meeting points that promote individual and collective learning is crucial for achieving continuous cooperation and improvement. In the past years, the teaching staff of the studied teaching facility has been developing pedagogical partnerships (between teachers in the same teaching level) which articulate knowledge and skills with projects that are based on the mission and values of the Education Project. It is the responsibility of Coordinators to supervise teaching practices and guide teachers in a flexible way that allows them to grow as professionals within their area and according to their specific needs. However, there is still not a Supervision model that is based on a supervision profile focused on commitment between Supervisor and Supervisee and working towards improvement with an eye to creating formal spaces for sharing knowledge and joint learning opportunities. Thus, this study aims to meet this need as well as answer the following questions: Which model of Supervision should be followed? What is the role of the Primary School Supervisor in a teaching institution? Based on a qualitative methodology, this exploratory study aims to establish the profile of a Primary School Supervisor in a Private Teaching Facility by proposing the key dimensions of supervision and a Supervision Cycle built according to that profile.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSupervisão pedagógicaen_US
dc.subjectSupervisores de professores - perfilen_US
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo) - ensino privadoen_US
dc.titleSupervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particularen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012Bianca.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.