Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1144
Title: Competências transversais de educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico
Authors: Teixeira, Carla de Lurdes Pinto
Orientador: Craveiro, Clara
Keywords: Ensino básico (1º/2º ciclo)
Educação Pré-escolar
Educação de infância
Competências dos professores
Supervisão pedagógica
Issue Date: 2012
Abstract: Um percurso baseado na definição geral de competência para se encontrar o caminho das competências transversais dos professores. As competências transversais mais valorizadas pelos educadores de infância e pelos professores do 1º e 2ºciclos do ensino básico remete-nos para uma reflexão sobre a formação/supervisão no sentido de ser atingido um melhor desempenho profissional. É crucial a existência de um quadro referencial de competências que se tornem úteis para o desempenho pessoal e profissional dos professores.
A path basead on the general definition of competence to find a way into teachers’ traversal competences. The highest regarded traversal competences by child educators and professors across the 1st and 2nd basic teaching levels guides us into a reflection on the education/supervision in a way to achieve a better professional performance. It is crucial the existence of a referencial board of competences that become useful to the personal and professional development of teachers.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1144
Appears in Collections:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012CarlaTeixeira.pdf6.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.