Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1150
Título: A interacção em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento
Autor: Passos, Maria Benedita
Orientador: Oliveira, Conceição
Santos, Maria Alice
Palavras-chave: Relação adulto-criança
Pedagogia de projecto
Data: Jun-2011
Citação: PASSOS, Maria Benedita Basto e Sá – A interacção em educação de infância: uma construção colaborativa do conhecimento. Porto : [ed. autor], 2011. 34 f.. Dissertação de Mestrado/Relatório de Estágio - Especialização em Pré Escolar, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Mestre Conceição Oliveira e Drª Alice Santos
Resumo: Considerando a educação como uma acção complexa e colaborativa, que deve assentar numa pedagogia da participação, a criança só pode ser percebida como um participante activo, envolvido na construção da sua vida social, da dos que a rodeiam e da sociedade em que se insere. Neste sentido, o educador em Jardim-de-Infância, possui uma oportunidade única de contribuir para os processos de construção de uma base sólida da aprendizagem social da criança, uma vez que é nesta fase que ela vai aprender a trabalhar em grupo, a distribuir tarefas, a gerir problemas e a participar de forma activa, aprendendo a ser autónoma nessas matérias. Tendo por base este pressuposto, o presente relatório pretende fazer uma apresentação e reflexão crítica sobre a importância da interacção (adulto criança e criança/criança) e a forma de intervenção utilizada na sua promoção, a qual assentou numa proposta de construção colaborativa do conhecimento (Pedagogia de Projecto).
Considering education as a complex and collaborative action, which must be based on a pedagogy of participation, the child can only be perceived as an active participant, involved in the construction of their social life, of those around her and of the society in which she is integrated . In this sense, the Kindergarden Teacher, has a unique opportunity to contribute to the process of building a solid foundation on the social education of the child, since it is at this stage that she will learn to work in groups, to distribute tasks, manage problems and to participate actively, learning to be autonomous in these matters. Based on this assumption, this report intends to make a presentation and critical reflection of the importance of interaction (child / adult and child / child) and form of intervention used in its promotion, which was based on a proposal for collaborative construction of knowledge (Pedagogy Project).
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1150
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