Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves,Ivoneen_US
dc.contributor.authorBühler, Inêsen_US
dc.date.accessioned2012-07-18T11:32:28Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:05:54Z-
dc.date.available2012-07-18T11:32:28Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:05:54Z-
dc.date.issued2012-06en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1151-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1151en_US
dc.descriptionDissertação de Mestrado/Relatório de Estágio - Especialização em Pré Escolar, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractO presente relatório apresenta uma descrição sobre o processo de desenvolvimento pessoal e profissional experienciado enquanto estudante do Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante o estágio realizado nesta valência, no sentido de construir uma base de conhecimentos assentes na prática reflexiva e servir como alicerce à futura prática docente. Optou-se por um estudo qualitativo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, onde se pretendia aprofundar a importância da abordagem à escrita num grupo de crianças de 5 anos. Para tal, recorremos à entrevista e a amostra consistiu na Educadora da sala e em três crianças. No decorrer deste percurso foram realizadas várias pesquisas com o objetivo de conhecer diversas opiniões de autores de referência ao nível pedagógico e que sustentassem toda a prática. Assim, todo o trabalho partiu da observação e foi completado através de dados obtidos com a revisão da literatura, com registo de observação e reflexões que foram realizadas ao longo do ano letivo, que permitiram adequar a prática educativa e ajudou a crescer em atitudes e estratégias pedagógicas. Os dados apontam para que a linguagem seja a área fundamental a estimular no jardim-de-infância uma vez que suporta e apoia todas as outras áreas de desenvolvimento. A linguagem seja oral ou escrita, é um meio de comunicação, daí que seja fundamental as crianças do pré-escolar perceberem que o importante não é saber escrever mas sim perceber que esta tem uma funcionalidade.en_US
dc.description.abstractThis report presents an overview of the process of personal and professional development experienced as a student of Master in Preschool Education, during the training held in this valence. This experience should help build a knowledge based on reflective practice and serve as a foundation the future teaching practice. A qualitative study in a Private Institution of Social Solidarity was the chosen project. It was intended to deepen the importance of the approach to writing in a group of children aged 5 years. Therefore, we resorted to the interview and the sample consisted of the Educator and three children. During this course several studies were performed in order to meet different opinions of the authors of reference, at a pedagogical level, and sustain the entire practice. Thus, the entire study was based on observation and was supplemented by data obtained on the literature review. We recorded observations and reflections that were held throughout the school year and that allowed adequate educational practice and helped to improve teaching attitudes and strategies. The data shows that language is a key area to stimulate the garden-care as it supports and endorses all other areas of development. The language, whether oral or written, is a means of communication, so it is essential that children from preschool realize that the most important thing is not knowing how to write but realizing that it is functionality.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMovimento da Escola Modernaen_US
dc.subjectModelo Reggio Emiliaen_US
dc.subjectPré-escolaren_US
dc.titleUm percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anosen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_PE_INESBUHLER_2012.pdf6.18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.