Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1166
Title: Aprender agindo : prática que norteia um profissional da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico
Authors: Leal, Mónica da Costa
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Intervenção educativa
Estratégias de ensino-aprendizagem
Movimento da Escola Moderna
Issue Date: Feb-2012
Citation: Leal, Mónica da Costa – Aprender agindo : prática que norteia um profissional da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. Porto : [ed. autor], 2012. 61 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva.
Abstract: O grande objetivo deste trabalho centra-se no enfoque dado à intervenção educativa levada a cabo nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Privilegiou-se uma metodologia com práticas pedagógicas de cooperação e solidariedade, baseada no modelo pedagógico do MEM (Movimento da Escola Moderna). A aprendizagem pela ação através da experiência e da descoberta foi a forma privilegiada de intervenção em ambos os níveis educativos. A utilização de instrumentos de organização social do grupo, uma metodologia que visa uma aprendizagem ativa, as estratégias para incentivar a criança/aluno a crescer e a desenvolver-se motivada(o) e integrada(o) na sua aprendizagem, a diferenciação pedagógica, a importância de incluir os parceiros educativos no processo de ensino-aprendizagem e a articulação entre os dois níveis educativos tornaram-se a base de toda a intervenção pedagógica. Assim, estes aspetos nortearam uma intervenção intencional que foi realizada ao longo de todo o processo de observação, planeamento e a avaliação, no decorrer de todo o tempo de estágio.
The main purpose of this work is summed up by the focus given to the educational intervention carried out in the contexts of Pre-School Education and 1ST Cycle of Basic Education, in the context of the Master in Pre-School Education and Teaching the 1ST Cycle of Basic Education. It was given priority to a methodology with pedagogical practices of cooperation and solidarity, based on pedagogical model of the MEM (Modern School Movement). The learning by the action through the experience and the discovery was the preferential form of intervention in both the education levels. The use of instruments of social organization of the group, a methodology that seeks to active learning, strategies to encourage the child/student to grow and to develop motivated and integrated in their learning, a pedagogical differentiation, the importance of including the educational partners in the teaching-learning process and the relationship between the two levels of education has become the basis of all the pedagogical intervention. Thereby, these aspects have guided an intentional intervention that was fulfilled all over the entire process of observation, planning and evaluation, over the course of internship.
Description: 61 f.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1166
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF_2012MonicaLeal.pdf14.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.