Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1167
Title: Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum
Authors: Silva, Joana Alexandre
Orientador: Craveiro, Clara
Gonçalves, Daniela
Keywords: Docente generalista
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
Issue Date: Feb-2012
Citation: SILVA, Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e – Reptos à (re)construção da identidade profissional: intervenção educativa e bem comum. Porto : [ed. autor], 2012. 70 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves e Professora Doutora Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro
Abstract: Nos últimos anos têm-se verificado grandes mudanças no contexto de Educação em Portugal. Com o intuito de compreender estas mudanças e refletir sobre as mesmas, este trabalho apresenta parte da evolução de uma estagiária enquanto profissional de educação, durante a sua prática pedagógica, tentando demonstrar de que modo é que esta atuou, bem como em que teorias se baseou, sustentando toda a intervenção educativa. Neste estudo, optou-se por uma perspetiva de investigação qualitativa, com caraterísticas de uma investigação/ação, pois o seu percurso que exigiu uma constante reflexão e alteração de planos, tendo sido o profissional capaz de, perante uma situação, se organizar, se questionar, visando a compreensão da situação e posterior solução, utilizando a observação como procedimento de recolha de dados. Foram intervenientes deste estudo dois grupos diferenciados, a saber: um constituído por vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e outro por vinte e seis crianças de seis anos, de uma turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Ao longo deste relatório a estagiária defende a criança como um ser único que vai construindo o seu conhecimento através dos estímulos que o profissional proporciona. É apresentada, também, uma comparação entre a intervenção educativa realizada na Educação Pré-Escolar (EdPE) e no 1º CEB, refletindo sobre o papel de um profissional com habilitação generalista. Concluí-se que este profissional, devido ao seu conhecimento acerca de cada contexto, deve potenciar o que mais valoriza em cada criança, tendo em conta o seu desenvolvimento e de todo o grupo.
The context of education in Portugal has been changing in recent years. In order to understand these changes and to reflect on then, this paper presents part of the evolution of a professional education intern, trying to demonstrate how the professional behaved and conduct himself, as well as the theoretical knowledge he based his entire educational engagement. In this study, we chose a qualitative research perspective, with the characteristics of an investigation/action, as its course required a constant reflection and change of plans, having been able to work a situation, to organize, question, in order to understand the situation and subsequent solution, using the observation as data collection procedure. In this study were involved two distinct groups: one composed by twenty-five children aged beteen three and five years and another of twenty-six children from six years, of a class of first year of Primary School. Through this report, the intern defends a child as a unique being who builds his knowledge through the stimulus provided by the teacher. It’s made a comparison between the educational intervention performed on Kindergarten and the Primary School, reflecting on the role of a professional with double qualification. We can conclude that the intern, due to his knowledge about each context, should be able to bring out each child’s best asset/value, bearing in mind the development of each child individually and as a group.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1167
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOJOANASILVA.pdf6.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.