Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1170
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dc.contributor.advisorSantos, Maria Aliceen_US
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorMendes, Ana Marquesen_US
dc.date.accessioned2012-03-26T10:09:05Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:06:26Z
dc.date.available2012-03-26T10:09:05Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:06:26Z
dc.date.issued2012-02en_US
dc.identifier.citationMENDES, Ana Sofia Pinto Salazar Marques – Problematizar a construção da habilitação generaista: um olhar educativo. Porto : [ed. autor], 2012. 73 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Daniela Alexandra Ramnos Gonçalves e Mestre Maria Alice Fonseca da Silva Príncipe dos Santosen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1170
dc.description.abstractA Educação de Infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico são duas valências específicas, com uma organização própria e objetivos diferentes que determinam uma postura distinta do profissional da educação que nelas intervém. Estes estágios foram um momento privilegiado para um conhecimento aprofundado dessas realidades e para uma reflexão crítica constante sobre um modelo profissional que se ia construindo segundo um novo paradigma – a habilitação generalista da docência. A intervenção educativa nos dois contextos seguiu os princípios de uma investigação-ação e de um profissional investigador que nunca entende o saber como adquirido mas que entende a educação como algo que acontece ao longo da vida. Consequentemente, este percurso de descoberta ao nível pessoal e profissional foi-se desenvolvendo, refletindo-se, a partir da prática pedagógica, nas bases teóricas que sustentavam os seus diferentes momentos. Uma vez que o objetivo último da educação é o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança através de experiências de aprendizagens diversificadas e significativas, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foi o motor de todo este processo de aprendizagem do estagiário. Esta observação teve, essencialmente, duas finalidades: servir o conhecimento da realidade em que se intervinha e o conhecimento das necessidades e saberes de cada estudante. Esta técnica assumiu-se, então, como uma base imprescindível para uma planificação coerente e para avaliar as atividades, as estratégias, os alunos e ainda a própria prática educativa. Foi possível, com o apoio e disponibilidade dos professores cooperantes, dos supervisores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e ainda dos colegas estagiários, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional.en_US
dc.description.abstractKindergarten and Primary School are two specific valences with a proper organization and diverse aims which determine a different attitude of the professional of education who takes part in them. These traineeships were a privileged moment both for a thorough understanding of those realities and for a constant critical reflection on a professional model that one was building in accordance with a new paradigm – the double qualification of teaching. The educational action in both contexts followed the principles of an action research and of a researcher professional who never takes knowledge for granted but conceives it as something which occurs throughout life. Hence, this journey of personal and professional discovery developed, reflecting itself, from the teaching practice, on the theoretical basis which sustained its different moments. Since the ultimate goal of education is the global and harmonious development of each child through various and meaningful learning experiences, the critical observation and interpretation allied to a constant reflection was the motor of this learning process of the trainee. This observation had essentially two purposes: to contribute to the knowledge of the reality in which one was intervening and of the needs and science of each pupil. This technique showed itself, thus, as an indispensible basis for a coherent planning as well as for the assessment of the activities, the strategies, the pupils and educational practice itself. With the support and willingness of the cooperant teachers, of the supervisors of Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti and of other trainees, it was possible to build an innovative and integrating professional model, a conception of education and a vision for the professional future.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProfissionalizaçãoen_US
dc.subject1º ciclo do ensino básicoen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.titleProblematizar a construção da habilitação generalista: um olhar educativoen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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