Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176
Title: Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1ºciclo do ensino básico
Authors: Monteiro, Joana
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Intervenção educativa
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
Issue Date: Feb-2012
Citation: MONTEIRO, Joana Catarina Tomás – Desafios de uma profissionalização docente em educação pré-escolar e ensino no 1º ciclo do ensino básico. Porto : [ed. autor], 2012. 62 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva
Abstract: Este relatório de estágio apresenta um estudo onde se avaliará o domínio das competências gerais e específicas para a obtenção do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico, na Escola Superior Educação Paula Frassinetti, encontrando-se dividido em cinco tópicos: Enquadramento teórico; procedimentos metodológicos; contexto organizacional; reflexão sobre a construção da profissionalização; considerações finais. Este trabalho espelhará a experiência vivida em estágio em educação pré-escolar numa na sala dos 4 anos, em relação com a experiência noutra instituição numa sala do 2ºano. Em suma, este estudo possibilitou refletir sobre o profissional de educação nestes contextos, tendo em vista uma habilitação generalista. Apelando-se a confrontação reflexiva dos níveis educativos.
This Internship report presents a study in order to evaluate the mastery of general and specific competencies for earning the master’s degree in Pre- School and Elementary School Teaching at the Paula Frassinetti College School. The report is divided in five main topics: theoretical framework; methodological procedures; organizational context; reflections on the construction of the professional knowledge and at last the closing remarks. The work aims to show the experience lived, during the internship, in a four year old pre-school classroom in parallel to the experience gathered in a second level classroom at an elementary school. In short, this study allowed an attentive reflection upon the education professionals in these specific contexts, owing to a general habilitation.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1176
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOJOANAMONTEIROANEXOS.pdf4.08 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOJOANAMONTEIRO.pdf416.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.