Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182
Título: | De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista |
Autor: | Pereira, Luísa Lopes |
Orientador: | Silva, Brigite Gomes, Ana |
Palavras-chave: | Docente generalista 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
Data: | Fev-2012 |
Citação: | PEREIRA, Luísa Lopes – De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista. Porto : [ed. autor], 2012. 60 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Brigite Carvalho da Silva e Professora Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes. |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCEB, e pretende retratar a experiência profissionalizante constatada e desenvolvida nos contextos anteriormente mencionados, enquanto uma descoberta constante de competências essenciais. Visa também reconhecer a importância da existência do profissional generalista e da conformidade entre as duas valências.
A transição entre a Educação Pré-escolar e o Ensino do 1ºCEB é considerada uma fase fulcral no desenvolvimento e mudança da criança e do aluno. O papel de um profissional generalista é encarado como sendo o articulador de duas valências, focando a simbologia da educação e do ensino em duas pontes de união.
A intervenção educativa em análise foi orientada seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação de caráter qualitativo e intensivo com base numa perspetiva construtivista, reflexiva e generalista. A discente procedeu à construção do presente documento, confrontando pressupostos teórico-práticos e as realidades vivenciadas de um contexto de Educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico com idades compreendidas, respetivamente, entre os 4 e 5 anos e os 7 e os 8. This work was developed with the level II trainee in preschool education and basic education -1st degree, and aims to report the professional experience developed in the two contexts, as an experience of a constant discovery. It also aims to recognize the importance of the dual professional and general conformity between the two valences. The transition between this two stages is considered a crucial phase in the development and change of children and student. Thus, the role of a general professional is seen as the articulator of two valences. The intervention analyzed used a method of characteristics of intensive research/action and based on a constructivist perspective, reflective and generalist. The construction of this document was made by comparing the theoretical and practical realities experienced between 4/5 and 7/8 years old. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1182 |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOLUISALOPESANEXOS.pdf | 5.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOLUISALOPES.pdf | 436.29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.