Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1183
Title: Intervenção do profissional generalista na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Authors: Oliveira, Joana
Orientador: Cortesão, Irene
Gomes, Ana
Keywords: Docente generalista
1º ciclo do ensino básico
Educação pré-escolar
Issue Date: Feb-2012
Citation: OLIVEIRA, Joana Andreia Ferreira – Intervenção do profissional generalista na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.- Porto : [ed. autor], 2012. 60 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Ana Maria Paula Marques Gomes e Mestre Irene Zuzarte Cortesão Melo Costa
Abstract: Esta investigação na área da educação procura elucidar o processo de desenvolvimento profissional de uma mestranda durante os estágios nas valências de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Muitas situações deste processo não são observáveis, visto fazerem parte da forma de pensar da mestranda – das suas ideias, valores e crenças – e do modo de como todos os fatores se interligam e dão significado à intervenção educativa. O presente documento explana um processo complexo de reflexão sobre os contextos, na medida em que exalta todos os procedimentos inerentes às valências e, consequentemente, à profissão. Torna-se, portanto, crucial aludir que a contínua comparação e reflexão em torno dos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º CEB tornaram possível reconhecer a necessidade da articulação curricular entre os referidos níveis educativos bem como as competências do profissional generalista.
This investigation in the educational area seeks to elucidate the process of the professional development of a master's degree during her internship at the educational levels of pre-school education and the primary school teaching. Many processes of this study are not observable as they are part of the student’s way of thinking, her ideas, values and beliefs and the way all these factors blend to give meaning to the educational intervention. This document explains a complex process of reflection about contexts, the extent that exalts all procedures inherent of the educational levels and consequently to the profession. It becomes crucial to mention the continual comparison and reflection around the contexts of pre-school education and the primary school teaching making it possible to recognize the needs of curricular articulation in these educational levels and general professional skills.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1183
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-PE4_2012_RELATORIOJOANAOLIVEIRAANEXOS.pdf112.69 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-PE1_2012_RELATORIOJOANAOLIVEIRA.pdf390.18 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.