Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1187
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dc.contributor.advisorSantos, Maria Aliceen_US
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorQueirós, Maria Catarinaen_US
dc.date.accessioned2012-04-03T14:57:04Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:06:44Z
dc.date.available2012-04-03T14:57:04Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:06:44Z
dc.date.issued2012-02en_US
dc.identifier.citationQueirós, Maria Catarina – Refletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógica. Porto : [ed. autor], 2012. 79 f. Dissertação de Mestrado - Especialização em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação Professora Doutora Daniela Alexandra Ramos Gonçalves e Mestre Maria Alice Fonseca da Silva Príncipe dos Santosen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1187
dc.description.abstractEste trabalho de investigação em educação reflete uma postura crítica e reflexiva que articula as práticas vivenciadas na Educação Pré-Escolar (numa sala de cinco anos) e no 1.º Ciclo do EB (numa turma do primeiro ano de escolaridade), para alimentar e melhor entender a teoria. Para a formação profissional com habilitação generalista, os períodos de Intervenção Educativa foram determinantes, sendo uma experiência de descoberta de competências básicas ao nível dos grupos, instituições e comunidades. Pela fundamentação teórica enquadrada no construtivismo que percorre diferentes modelos, podemos compreender a razão pela qual existem diversas práticas educativas, assim como a razão de ser da sua intencionalidade educativa. Entendemos os significados da Educação – o educare e o educere – e a sua importância dialógica numa pedagogia assente (em nós e) no Nós (tanto para os Educadores como para os educandos). O presente estudo configura o relatório do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.en_US
dc.description.abstractThis scientific writing on education shows a critic and reflexive attitude that relates the practices in Pre-school Education (in a five year-old class) and in the Primary School (in a first grade class, i.e. six year-old class), to nourish and better understand theory. The periods of Educative Intervention have been defining to the professional formation of generalist habilitation since they have been an experience of discovery of basic competences regarding groups, institutions and communities. Through the theoretical support blended upon constructivism that comprises various models, one is able to understand the reason why there are diverse educative practices, as well as the purport of its educative intentionality. One may understand the meanings of Education – the educare and the educare and their dialogic importance in a pedagogy laying upon constructivism (as much to Educators as to educands). The current study forms the report of the Master in Pre-School Education and Primary School Education.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIntervenção educativaen_US
dc.subject1º ciclo do ensino básicoen_US
dc.subjectEducação pré-escolaren_US
dc.titleRefletir, criticamente, sobre a construção da profissionalização a partir de uma educação dialógicaen_US
dc.typemasterThesis
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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