Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1189
Title: Educar para a atualidade: dar vida à mudança
Authors: Garcia, Manuel Augusto
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Ferreira, Pedro
Keywords: Professor reflexivo
Aprendizagem cooperativa
Prática pedagógica
Aprendizagem activa
2º Ciclo Ensino Básico
1º Ciclo Ensino Básico
Issue Date: Jun-2012
Abstract: O trabalho que a seguir se descreve está inserido no âmbito do relatório de estágio da prática de Ensino Supervisionada I e II no contexto de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, para aquisição do grau de mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório teve como objetivo o aprofundamento teórico acerca do trabalho desenvolvido ao longo destes dois estágios. Tem ainda como propósito dar a conhecer a realização da nossa intervenção educativa, onde se apresentou de uma forma organizada, planificada, concretizada e avaliada, tendo em conta o paradigma do professor reflexivo. Pretendemos, ainda, com este trabalho dar a conhecer, que estiveram sempre presentes preocupações evidentes, de que, as nossas aprendizagens e estratégias pedagógicas fossem de encontro à reflexão sobre a prática, contribuindo e garantindo, de certo modo, o crescimento e o sucesso escolar de cada aluno. A fundamentação deste relatório foi feita com base em autores de referência, para estes níveis de ensino aqui referenciados. Descreve-se ainda neste relatório as diversas fases deste desenvolvimento e das práticas vivenciadas, dando a conhecer as caraterísticas do contexto educativo, estrutura e funcionamento do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, reconhecendo a necessidade da continuidade pedagógica entre estes dois ciclos. Foi uma experiência enriquecedora que nos proporcionou comparar semelhanças e diferenças, entre estes dois níveis, reconhecendo a inevitável continuidade e articulação pedagógicas.
The work described below is inserted in the report stage of practice Supervised Teaching I and II in the context of 1st and 2nd cycles of basic education, to acquire the master's degree in Education from 1st and 2nd Cycle Education basic. This report aims about the theoretical work along these two stages. It also has the purpose to inform the achievement of our educational intervention, which is presented in an organized, planned, implemented and evaluated, taking into account the paradigm of reflective teacher. It also aims to make known this work, which was always present obvious concerns that our learning and teaching strategies were against the reflection on practice, contributing and ensuring, in a sense, growth and success of each student. The basis of this report was based on authors of reference for these levels of education referenced herein. It is also described in this report the various stages of development and practices experienced, presenting the characteristics of the educational context, structure and functioning of the 1st and 2nd cycle of Basic Education, recognizing the need for pedagogical continuity between these two cycles. It was an enriching experience that provided us compare similarities and differences between these two levels, recognizing the inevitable continuity and articulation teaching.
Description: Dissertação de Mestrado - Especialização em 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1189
Appears in Collections:Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_PE_1_2_MANUELAUGUSTO_anexos_2012.pdf10.23 MBAdobe PDFView/Open
TM_PE_1_2_MANUELAUGUSTO_2012.pdf382.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.