Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1208
Título: 2.2 A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
Autor: Teixeira, Maria Julieta
Silva, Cristina Vieira da
Palavras-chave: Ensino básico (1º ciclo) - texto narrativo - guiões didáticos
Estratégias de compreensão leitora
Data: 2012
Resumo: O trabalho aqui apresentado resulta de um projeto de investigação-ação centrado na promoção da compreensão leitora em textos narrativos e foi especificamente pensado para estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico. Considerando investigações internacionais e nacionais relativamente às insuficiências que os alunos revelam ao nível da compreensão leitora e as necessidades dos professores relativamente a formação específica nesta área, bem como de acesso diversificado a materiais, atividades e estratégias devidamente fundamentados, este estudo procurou oferecer pistas sobre o modo como podemos intervir nas práticas, formando leitores competentes. As atuais conceções de leitura, em que ler é compreender, constituem a lente que nos permite olhar para esta problemática. Os fatores que intervêm na leitura – texto, leitor e contexto bem como os resultados de investigações produzidas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da competência leitora constituem o nosso quadro de referência e significação. É neste enquadramento que ganha sentido a construção de guiões, recursos didáticos com estratégias diversificadas de ensino explícito da compreensão leitora. Estes guiões de exploração de textos com função predominantemente narrativa, construídos e testados para promover a compreensão leitora de um grupo de alunos do 3º ano do 1º CEB, constituem o objeto primordial de intervenção do projeto e, simultaneamente, recursos didáticos que disponibilizamos à comunidade educativa na expetativa de que a sua adoção proporcione uma maior variedade de estratégias nas práticas pedagógicas.
The work presented results from an action research project focused on the development of reading comprehension in narrative texts and was specifically designed for students on the 3th grade of elementary school. In considering both international and domestic research on the shortcomings that students reveal at the level of reading comprehension and the teachers needs for specific training and diverse resources in the area of reading comprehension development, our study aimed to suggest pathways that will allow reading intervention practices for the training of competent readers. The current concept of reading, in which to read is to understand, forms the lens through which we observe the issues being studied. The factors involved in reading - text, reader and context - and the research carried out in the field of teaching/learning of reading comprehension constitute a frame of reference and meaning. It is therefore in this framework that makes sense to build guides, teaching resources presenting diverse strategies for the explicit teaching of reading comprehension. These guides constitute the primary intervention tool in this project and are teaching resources which we make available to the educational community. After the implementation of this project, it was found, based on the results obtained, that the strategies presented in these guides, when specifically applied to narrative literary texts, contribute effectively to the development of reading comprehension and the motivation of the learners and teachers involved in reading activities.
Descrição: Capítulo 2 "Práticas de Leitura em contexto de Educação de Infância e do 1º CEB" do livro: Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1208
Aparece nas colecções:Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
A_Compreensa_o_Leitora_em_Textos_Narrativos_Diversificar_estrate_gias_TR.pdf5.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.