Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1213
Título: 4.1 Clube de Leitura Juvenil Letras Soltas, uma experiência de sucesso na Biblioteca Municipal da Maia
Autor: Silva, Suzana de Sousa e
Silva, Joaquim Jorge Moreira da
Palavras-chave: Clube de leitura juvenil
Promoção da Leitura
Leitura em voz alta
Boas práticas de leitura
Data: 2012
Resumo: Letras Soltas é a denominação de um projeto de promoção da leitura, sob a forma de um Clube de Leitura Juvenil, desenvolvido pela Biblioteca Municipal da Maia, com início em fevereiro de 2007 e final previsto para junho de 2011. Nasceu como um espaço de exercício de leitura, potenciando uma relação de proximidade com os livros, onde os jovens possam melhorar a competência leitora, trocar ideias e desenvolver o seu sentido crítico a partir de um livro em língua portuguesa, de autores de várias nacionalidades. Com esta reflexão pretende-se dar a conhecer a experiência de sucesso que constituiu a criação e desenvolvimento deste Clube de Leitura Juvenil. Uma vez este terminado, é possível, agora, fazer a avaliação global do projeto procurando, simultaneamente, encontrar as razões para o considerar um caso de sucesso, e os aspetos negativos ou suscetíveis de melhoria em posteriores iniciativas do género. Estruturalmente, esta comunicação divide-se em três partes: Na primeira parte, expõe-se, ainda que de forma sintética, o enquadramento teórico/conceptual subjacente à opção metodológica do modelo de ‘clube de leitura’ adotado. A segunda, centra-se na descrição (pormenorizada) do ‘Projeto Letras Soltas’ propriamente dito, desde o momento inaugural da ideia até à sua implementação, considerando aqui aspetos como: objetivos do clube; condições de acolhimento e acomodação dos membros; fornecimento de material bibliográfico e outros necessários ao seu funcionamento; caracterização dos membros participantes; calendarização dos encontros; escolhas bibliográficas; metodologia de funcionamento nos encontros; ações paralelas ou o envolvimento da comunidade. Por último, na terceira parte, centra-se a atenção, essencialmente, no momento de avaliação, aqui considerada em termos qualitativos. Mais do que avaliar objetivamente e de forma direta o desempenho dos membros no seio do clube, importa considerar o clube na sua globalidade e avaliar as suas diversas dimensões, tais como o sucesso na persecução dos objetivos pensados para o clube e o olhar crítico para cada um dos aspetos inerentes à conceção e desenvolvimento do clube. Esta avaliação envolve duas dimensões: a avaliação realizada pelos membros do clube, através do preenchimento de um questionário, e avaliação efetuada pelos responsáveis do Clube.
‘Letras Soltas’ is the name of a reading promotion project: a youth reading club developed in Biblioteca Municipal da Maia. Began in Fevuary 2007 and ended in June of 2011. It was created as a space of reading exercise, increasing a relation of proximity with the books, where the young people can be able to improve the reading abilities, exchange ideas and developing their own critic spirit from a book in Portuguese language, of a several different authors. With this reflection, we pretend to show a success experience made possible with the making and evolution of this youth reading club. Once terminated, it’s possible, now, to do a global evaluation of the project, seeking, simultaneously, in order to find the reasons to considerer it a success event, and the negative aspects or susceptible of improvement in subsequent initiatives of its kind. In the first part, it’s exposed, in a synthesized way, the theoretical and conceptual framing underlying the methodological model of this particular ‘reading club’. The second concentrates in the detail description of ‘Letras Soltas Project’, since the inaugural moment of the idea until its execution considering different aspects such: the club objectives; the reception conditions and members accommodation; bibliographical material supply; bibliographical choices; the functioning methodology in the encounters; parallel actions or the community enveloping. At last, in the third part, we’ll focus the attention in the evaluation moment, here considered qualitative terms. It’s important considering the club in global way and evaluating its different dimensions, such as the success in the club objectives persecution and the critical look to each aspect inherent to the conception and development of the club. This evaluating involves two dimensions: the evaluation carried out by the club members, through fill up a questionnaire, and the evaluation made by people responsible for the club.
Descrição: Capítulo 4 "Práticas de Leitura em contexto de biblioteca" do livro: Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1213
Aparece nas colecções:Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas

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