Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1234
Title: Comunidade de prática: ambiente educativo emergente de desenvolvimento profissional docente
Authors: Gonçalves, Daniela
Ferreira, Ana Luísa
Nogueira, Isabel Cláudia
Quinta e Costa, Margarida
Silva, Maria Cristina Vieira da
Oliveira, Mónica
Ramalho, Rui
Keywords: Tutoria digital
Desenvolvimento Profissional Docente
Supervisão Educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Abstract: Partindo do princípio que as comunidades de prática (CoP) são um ambiente educativo emergente que potencia o desenvolvimento profissional docente, é nosso propósito apresentar a comunidade de prática criada no âmbito do projeto Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Prática (TDSECP), com especial ênfase na promoção das capacidades de reflexão crítica e de problematização. No âmbito de uma supervisão educativa entre pares mediada pela tutoria digital e suportada por uma LMS, esta CoP carateriza-se como um espaço de experiência educacional que se desenvolve de forma dinâmica, interativa e flexível em função de um quadro de referência individual e de grupo. É neste contexto, e tendo em conta cinco domínios do conhecimento profissional do professor, que apresentaremos, a título de ilustração, alguns dos aspetos mais relevantes de diversas narrativas construídas até esta fase de implementação da CoP. Assuming communities of practice (CoP) as emerging educational environments that enhance teachers’ professional development, our purpose is to present the TDSECP (Digital Tutoring in Educational Supervision of Communities of Practice) with particular emphasis on promoting critical reflection and problem discussion abilities. In the scope of a peer educational supervision model intermediated by digital tutoring and supported by a LMS, the TDSECP can be characterized as an educational experience space, developing dynamically, interactively and flexibly in terms of individual and group reference frames. It is in this context that we present some of the most relevant aspects of several narratives constructed until this phase in CoP, considering five domains of teacher professional knowledge.
Description: Challenges 2013: Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. pp. 1768-1772
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1234
ISBN: 978-989-97374-2-6
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComunidadeDePratica_AmbientesEducativosEmergentes_Challenges_2013.pdfDocumento principal57.61 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.