Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana
dc.contributor.advisorNeves,Ivone
dc.contributor.authorRocha, Diana Isabel
dc.date.accessioned2013-08-06T09:53:08Z
dc.date.available2013-08-06T09:53:08Z
dc.date.issued2013-02
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1237
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.en_US
dc.description.abstractO estágio desenvolvido nas valências de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, proporcionou-nos vivências ao nível da intervenção pedagógica, aproximadas da realidade vindoura (prática profissional). Todas estas, advieram de uma prática, planeada, baseada na observação do contexto e análise do meio envolvente, mais precisamente, da Instituição, assim como das salas de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, nas quais o estágio profissionalizante se desenvolveu. Este foi um processo construído ao longo de oito meses, sustentado por uma investigação naturalista e um estudo exploratório, uma observação constante e uma atitude permanentemente crítica e reflexiva. Esta investigação também foi baseada em objetivos e intencionalidades pedagógicas adjacentes em documentos orientadores, sempre pensadas e adaptadas às faixas etárias e aos interesses dos grupos em questão. Uma intervenção educativa, centrada nas necessidades e motivações das crianças/alunos, mas também nos conteúdos relevantes para cada contexto, nas competências a promover e nas metas a atingir. Deste modo, o presente relatório, apresenta tal como acima transcrito, evidências do percurso desenvolvido ao longo do estágio profissionalizante.The internship developed in the scope of preschool and primary school education provided us experiences about the pedagogical intervention close to the future reality. These experiences were based on observation of the context and on the analysis of the surroundings, more precisely, about the Institution, as well as the classrooms in each levels of education, where the professionalizing internship was developed. This process lasted about eight months sustained by a naturalist investigation and an exploratory study, an incessant observation and a critical and reflective attitude. This investigation was based too on goals and pedagogical intentions described in guidance documents, always designed and tailored to age groups and to their interests. Even more, the pedagogical intervention was based on the one hand on the interests, needs and motivations and, on the other hand, on the content, skills and targets. So, the present report shows evidence along the internship held.en_US
dc.languagepor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDocente generalistaen_US
dc.subjectModelos pedagógicosen_US
dc.subjectEnsino reflexivoen_US
dc.titleO docente generalista : um percurso, um desafio, uma possibilidade de estabelecer pontesen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_ESEPF_2013DIANA ROCHA.pdfDocumento principal7.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.