Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Rosa | - |
dc.contributor.author | Marques, Carla Alexandra | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T10:21:44Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T10:21:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1260 | - |
dc.description | Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. | en_US |
dc.description.abstract | O presente estudo parte do interesse pessoal que sempre existiu sobre a linguagem e o seu gradual desenvolvimento. A linguagem tem um papel fulcral no desenvolvimento do ser humano, conseguindo organizar o pensamento e a própria ação humana. O cérebro funciona como elemento estruturante da memória, da atenção da linguagem, e estruturado também por esta última. As dificuldades de linguagem expressiva são uma preocupação entre os pais, educadores e diferentes elementos da comunidade científica, cujas causas não estão completamente identificadas. O conhecimento das implicações deste tipo de dificuldades na aquisição de competências futuras, como a leitura e a escrita, fizeram com que optássemos pela realização deste estudo sobre as dificuldades de linguagem em crianças em idade pré-escola, com cinco e seis anos, de forma a serem identificadas algumas das valências necessárias ao correto desenvolvimento da linguagem, que ainda não estivessem completamente desenvolvidas. Fazendo, para isso, a comparação de resultados obtidos, em dois diferentes testes, por dois grupos de indivíduos distintos: um com dificuldades de linguagem expressiva e um outro sem apresentar dificuldades. Esperamos com este estudo perceber melhor o desenvolvimento da linguagem, caracterizando as dificuldades expressivas mais usuais e apontando possíveis causas e consequências, aventadas nas hipótesesformuladas, para tal realidade. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem -- linguagem | en_US |
dc.subject | Cérebro | en_US |
dc.subject | Memória | en_US |
dc.subject | Atenção | en_US |
dc.subject | Educação especial | en_US |
dc.title | Linguagem expressiva na infância : a importância dos aspetos psicolinguísticos | en_US |
dc.type | bachelorThesis | en_US |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PG-EE_2013CarlaMarquesRodrigues.pdf | Documento principal | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.