Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Rosa-
dc.contributor.authorMarques, Carla Alexandra-
dc.date.accessioned2013-08-07T10:21:44Z-
dc.date.available2013-08-07T10:21:44Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1260-
dc.descriptionProjeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.en_US
dc.description.abstractO presente estudo parte do interesse pessoal que sempre existiu sobre a linguagem e o seu gradual desenvolvimento. A linguagem tem um papel fulcral no desenvolvimento do ser humano, conseguindo organizar o pensamento e a própria ação humana. O cérebro funciona como elemento estruturante da memória, da atenção da linguagem, e estruturado também por esta última. As dificuldades de linguagem expressiva são uma preocupação entre os pais, educadores e diferentes elementos da comunidade científica, cujas causas não estão completamente identificadas. O conhecimento das implicações deste tipo de dificuldades na aquisição de competências futuras, como a leitura e a escrita, fizeram com que optássemos pela realização deste estudo sobre as dificuldades de linguagem em crianças em idade pré-escola, com cinco e seis anos, de forma a serem identificadas algumas das valências necessárias ao correto desenvolvimento da linguagem, que ainda não estivessem completamente desenvolvidas. Fazendo, para isso, a comparação de resultados obtidos, em dois diferentes testes, por dois grupos de indivíduos distintos: um com dificuldades de linguagem expressiva e um outro sem apresentar dificuldades. Esperamos com este estudo perceber melhor o desenvolvimento da linguagem, caracterizando as dificuldades expressivas mais usuais e apontando possíveis causas e consequências, aventadas nas hipótesesformuladas, para tal realidade.en_US
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDificuldades de aprendizagem -- linguagemen_US
dc.subjectCérebroen_US
dc.subjectMemóriaen_US
dc.subjectAtençãoen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.titleLinguagem expressiva na infância : a importância dos aspetos psicolinguísticosen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-EE_2013CarlaMarquesRodrigues.pdfDocumento principal1.51 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.