Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1264
Título: O desenho e a competência comunicativa na criança com Síndrome de Asperger
Autor: Jesus, Ana Rita Cordeiro Rocha
Orientador: Cunha, Isabel
Palavras-chave: Síndrome de Asperger
Data: Jul-2013
Resumo: No projeto de investigação no âmbito da Pós-graduação em Educação Especial, vamos abordar o tema «O desenho (como forma de expressão artística) de uma jovem com Asperger pode proporcionar a comunicação desta com os pares?» -situação, quanto a nós, ainda não suficientemente estudada, do ponto dos profissionais da educação, não a identificando e distinguindo claramente de outras perturbações. Tal desconhecimento leva a que as estratégias de intervenção a aplicar junto das crianças e jovens em causa, não sejam as mais adequadas. Por um lado, há muito ainda que aprender sobre a Síndrome de Asperger e há ainda um longo e árduo caminho a percorrer no que se refere à identificação das melhores formas de intervenção junto a este tipo de alunos. Da nossa parte, vamos contribuir para uma maior clarificação da Síndrome de Asperger, e simultaneamente, aferir se o desenho, como forma de expressão artística de uma jovem com Asperger pode proporcionar uma melhor comunicação desta com os pares. Será preciso compreender o que se entende por Educação e o papel da Arte neste contexto. Neste sentido, concebendo a Arte como um veículo de significados, conceitos, emoções, representações internas e externas, por excelência, pretendemos clarificar a especificidade desta jovem, naquilo que são as suas necessidades, caraterísticas, interesses, motivações, afetos, mas, simultaneamente, dificuldades e conflitos. Por outro lado, partindo do pressuposto que, a jovem considerada em estudo, pode manifestar uma aptidão superior, no domínio do desenho, será oportuno averiguarmos também, de um modo mais focalizado, a dimensão relacional que o desenho representa na sua comunicação e relação com os pares, uma vez que as crianças e jovens com a Síndrome de Asperger, comprometem a interação social, já que a sua patologia aponta para falhas no desenvolvimento das relações com os pares bem como falta de interesse espontâneo pelos outros.
Descrição: Projeto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1264
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