Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1266
Título: A relação psicossocial numa turma com uma criança com perturbação do espectro do autismo
Autor: Cancela, Patrícia Susana Almeida
Orientador: Cunha, Isabel
Palavras-chave: Educação especial
Autismo
Socialização
Integração
Data: 26-Set-2013
Resumo: A presente investigação incide na relação psicossocial de uma turma que integra uma criança com Perturbação do Espectro Autismo. O principal objetivo é percecionar o seu nível de envolvimento interpessoal e a relação que se estabelece na turma em que se insere. É de realçar que as conceções atuais sobre o desenvolvimento humano destacam o papel das interações, tanto nas características da pessoa como no padrão das suas relações com o ambiente (Prette & Prette, 2001). Partindo do princípio de que o indivíduo é um ser social e que a coexistência é a estrutura das relações humanas, raras vezes paramos para analisar o que acontece num grupo ou no comportamento dos seus elementos individualmente, subscrevendo, dessa forma, situações de rejeição, indiferença ou de conflito (Fritzen, 2006). No sentido de aferir a compreensão destes fenómenos, recorremos à metodologia de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados, criamos grelhas de observação/avaliação para determinar o nível atual de socialização da criança, entrevistamos os intervenientes no seu processo educativo, aplicamos um teste sociométrico à turma em que está inserida e realizamos análise documental que visou documentos oficiais educativos e clínicos, para um melhor conhecimento da realidade envolvente. Com esta investigação concluímos, após o cruzamento dos dados recolhidos através dos instrumentos mencionados, que a criança se encontra integrada no contexto escolar e que apesar dos constantes desafios, o trabalho desenvolvido tem sido frutuoso. Não descuramos, contudo, a continuidade e a necessidade de se aprimorarem estratégias para colmatar lacunas que subsistem, essencialmente em contextos de lazer. Tais contextos implicam níveis mais exigentes de competência social especialmente os que não são estruturados por um adulto. Em suma, é da tomada de consciência do valor da comunicação e da interação que nasce a necessidade de refletir sobre a complexidade das relações interpessoais e contribuir para que elas se tornem cada vez mais enriquecedoras. É esta uma das grandes ambições deste estudo.The present investigation focuses on the psychosocial relationships on a classroom which includes a child diagnosed with Autism Spectrum Disorder. Our main goal is to identify the level of interpersonal involvement of this child and the relation that takes place in the classroom where she was included. It is worth noting that the current conceptions of human development tend to highlight the role of interactions within the person’s characteristics as well as in the pattern of its relationships with the environment (Prette & Prette, 2001). Assuming that each individual is by nature a social being, and that coexistence is a synonym for structure within human relations, it’s not very common for us to stop and observe the behavior of a group or its elements individually, and this way supporting moments of rejection, indifference or even conflict (Fritzen, 2006). In order to validate our knowledge of these phenomena, we have chosen the case study method for our project. Therefore we have created some observation and evaluation grids to determine the current level of socialization of our subject, we interviewed every member responsible for its educational process, we have applied a sociometric test to the class in which the subject was included, and finally we have analyzed educational and clinical documents involved in the subjects’ process as a way to fully understand the reality of this child. After processing all data collected with the instruments mentioned, we have concluded that this child is well integrated school environment and despite the constant challenges the work developed so far has been productive. However it’s important not to forget the need to maintain and improve strategies that can help overcome the still existent flaws, specially on the child’s personal contexts of leisure. These contexts require higher levels of social skills specially those which are not monitored by an adult. In conclusion, the need to reflect over the complexity of interpersonal relations and to contribute to their improvement comes from the conscience of the value of communication and interaction. And this is one of the major ambitions of our project.
Descrição: Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1266
Aparece nas colecções:PG Educação Especial

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