Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1277
Título: A formação dos educadores de infância: estratégias e práticas. Estudo realizado num agrupamento de escolas na zona Norte de Portugal
Autor: Neves, Fernanda
Orientador: Gouveia, João
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Educação pré-escolar
Data: 4-Mar-2013
Resumo: O desenvolvimento profissional docente pode ser comparado a uma viagem, em que todos os educadores/professores desejam, ou deveriam desejar embarcar. Por vezes, essa viagem torna-se vaga, quando existe a incerteza de um caminho e de um destino objetivamente traçados. Essa indeterminação faz com que, em muitas situações, as forças dos educadores desvaneçam, a confiança diminua e o empenho abrande. Se queremos profissionais motivados em organizações que criem oportunidades a partir das suas fraquezas, com forças para crescer e inovar, então, urge criar dinâmicas de gestão da formação. Tais dinâmicas, terão de ser capazes de colocar docentes e organização na mesma embarcação, com um rumo traçado através da partilha e reflexão conjunta, com um destino que todos conheçam e identifiquem como seu. O processo de formação deverá ser realizado por todos e para todos, docentes e organização. Parece-nos evidente, que o supervisor terá um papel fundamental, na criação de espaços e tempos capazes de proporcionar uma dinâmica de formação partilhada, assente em estratégias e práticas bem definidas e inovadoras. Este estudo, alicerçado na metodologia qualitativa, pretende aliar àFormação em contexto, objetivos claramente definidos, com o recurso a metodologias e práticas estruturadas numa avaliação constante, por todos. Assim, o processo de formação nascerá dentro da organização, adequado ao contexto e pensado à escala das suas reais necessidades. O objetivo que impulsionou toda a investigação, e entendemo-lo como um desafio, constituem melhorar as estratégias da gestão da formação ao nível dos supervisores.Designou-se, assim, este projeto por: Formação de Educadores de Infância: Estratégias e Práticas, Estudo realizado num Agrupamento de Escolas da Zona Norte de Portugal. ABSTRACT The professional development of teachers can be seen as a journey, in which all educators/teachers embark, or should want to embark. Sometimes, this trip becomes vague when its path and destination are not clearly defined. This uncertainty causes, in many situations, the strengths of educators to fade, their commitment, and confidence to decrease. If we want to have motivated professionals in organizations that create opportunities out of their weaknesses, able to grow and innovate, then it is absolutely necessary to create training management dynamics. Such dynamics have to be able to put teachers and organization on the same boat, with a path marked by sharing and joint reflection, and a destination that everyone knows and identifies as their own. The training process should be done by all and for all, teachers and organization. It seems obvious that the supervisor will have a key role in creating spaces and moments capable of providing a shared training dynamic, based on welldefined and innovative strategies and practices. This study, based on qualitative methodology, aims to combine the training context and clearly defined goals, with the use of methodologies and practices structured in constant evaluation made by all. Thus, the training process will be created within the organization, and adapted to the context and scale of its real needs. The goal that propelled the entire investigation, and we understand it as a challenge, resided in improving strategies of training management at the level of supervisors. So this project is called: Educators Training: Strategies and Practices, a study conducted in a group of schools in the North of Portugal.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1277
Aparece nas colecções:Mestrado em Educação Área de Especialização: Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM-ESEPF-EE_2013_TM-ESEPF-SUP19.pdfDocumento principal1.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.