Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1279
Título: A participação nas questões de parentalidade
Autor: Araújo, Natália
Orientador: Cavalcanti, Joana
Medeiros, Paula Cristina
Palavras-chave: Intervenção Comunitária
Empowerment
Educação de adultos
Educação Não formal
Parentalidade
Política social
Família
Data: 5-Jul-2013
Resumo: Esta investigação decorreu de um trabalho intervenção realizado no Centro de Apoio à Vida, uma instituição cujas respostas sociais se dirigem à intervenção junto das famílias que normalmente, apresentam fragilidades de indole social, económica, afetiva, emocional e parental, e que são encaminhadas pelas estruturas e serviços sociais sediados no Concelho de Valongo. O trabalho iniciou-se a partir de algumas observações relacionadas com as especificidades desta população. Estas familias, de uma forma geral, interiorizam e percecionam a intervenção dos técnicos como sendo invasiva nas questões que se prendem com a parentalidade, exteriorizam, frequentemente, um comportamento resistência face à mudança e, adotam uma postura de desconfiança, encarando assim, o acompanhamento efetuado pelo Centro uma perspetiva de “obrigatoriedade”. Na tentativa, de perceber as razões que estão na base desta situação-problema, esta investigação direcionou a sua ação no sentido tentar chegar a uma análise mais objetiva, encontrando para isso estratégias de ação para desmistificar esta perceção inicial. Tendo em conta, a finalidade da pesquisa para o desenvolvimento deste estudo, recorreu-se, numa fase mais exploratória, a uma metodologia de investigação qualitativa de caráter exploratório, tendo sido realizada entrevistas focais. Após a identificação mais precisa do problema, optamos numa segunda fase, por recorrer a inquéritos por questionário, com o objetivo de avaliar o impacto de uma eventual mudança experimentada pelo grupo relativamente à estratégia utilizada pelo investigador, de acordo com os princípios da teoria de empowerment. ABSTRACT: This research has taken place from an investigation work under an intervention performed by an institution called The Life Support Centre, whose social response aims to work together with the families that present vulnerabilities, such as, economic problems, difficulty in social integration, parenting skills, affective and emotional issues. Our population is mainly referred by other social services based in Valongo County, and our study has begun having in consideration some features connected with this population specifications. Given the specificities of the targeted population, most of our families tend to internalise and perceive the intervention, held by the technical team, as an invasion of their privacy, mainly in matters related to parental skills, externalising a clear resistance to change and adopting a posture of distrust that leads to a sense of obligation towards the frequency of the activities promoted by the service. In order to understand the roots of this problem, this investigation has headed the work in such a particular way, in order to reach to an objective conclusion, trying to findstrategies to demystify this initial perception. Taking into account the final purpose of this research we used, in an exploratory phase, a qualitative research methodology of an exploratory nature, applying focal interviews. After finding the real problem, we have chosen, in a second phase, to use a quantitative method by applying questionnaires in order to evaluate the changing impact experienced by the group towards the strategy employed by the researcher with the practical application of the empowerment theory.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de Grau de Mestre em Intervenção Comunitária, Especialização em Contextos de Risco
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1279
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