Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368
Title: Construção da profissionalização: criatividade no ato educativo
Authors: Teixeira, Sara
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Cortesão, Irene
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia diferenciada
Professor reflexivo
Criatividade
Issue Date: 2014
Abstract: O presente relatório tem como objetivo demonstrar o processo de construção da profissionalização realizada ao longo de dois estágios, em contexto da Educação Pré- Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido, perante um novo paradigma de dupla habilitação, caraterizado por uma articulação, flexibilidade e acompanhamento do docente em dois níveis de ensino, serão enunciadas, ao longo deste relatório, as experiências e evidências em ambos os contextos, encontrando-se especificidades em cada uma das valências. A intervenção educativa, nos dois contextos, pautou-se por uma pedagogia da criatividade, perante um clima aberto ao diálogo e ao pensamento criativo, focado na criança/aluno como um ser singular, alicerçando a prática numa diferenciação pedagógica, através da promoção de aprendizagens significativas e ativas. Deste modo, este relatório espelha um pouco do envolvimento e paixão ao longo do percurso de uma estagiária, fruto da sua reflexão contínua sobre as práticas, apresentando-se algumas evidências que retratam e caraterizam o perfil de profissional que esta tenciona construir, contribuído para uma educação capaz de responder aos desafios da sociedade atual.ABSTRACT The present report objective is to demonstrate the constructive process of professionalization made over two stages, the context of the First Cycle of basic education and Pre School Education. In this sense, towards a new paradigm of dual qualification, characterized by articulation, flexibility and monitoring of teaching at both levels of education, this report will reflect on the experiences and evidences of both contexts, lying in each specific valences, continuities as well as existing. The educational intervention in both contexts, guided by a pedagogy of creativity in a climate of open dialogue and creative thinking, was focused on child/student as a singular individual, consolidating the practice in a pedagogical differentiation basis, promoting meaningful and active learning. Thus, this report reflects somehow the involvement and passion lived along this experience as an intern, as a result of his continuous reflection on practices. It presents some evidence that portray and characterize the professional profile that is intended to be build, contributing to an education commensurate with the challenges of the current society.
Description: Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1368
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM_2014_PE1ºSaraTeixeira.pdfDocumento principal19 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.