Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388
Title: A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
Authors: Morais, Ana Isabel
Orientador: Neves, Ivone
Gomes, Maria dos Reis
Keywords: Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Intervenção
Issue Date: 2014
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizados em unidades localizadas no distrito do Porto. Apresentamos primeiramente uma componente teórica que tem por base uma revisão bibliográfica sobre algumas das teorias públicas relativas aos dois contextos, e que ancoraram a nossa intervenção educativa, bem como os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Foi ainda feita uma recolha de dados de investigação, como registos de observação, grelhas, registos fotográficos, reflexões semanais, etc. Fazem também parte desta narrativa uma sequência detalhada de experiências da estagiária na sua intervenção educativa, que vão clarificar quais as estratégias tidas em conta na construção da sua profissionalidade. ABSTRACT The present report has been prepared in the context of curricular units “Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, performed in units located in the district of Porto. We present first a theoretical element that is based on a review of the literature on some of the theories public concerning the two contexts, and who anchored to our educational intervention, as well as the guiding documents for “Educação Pré-Escolar (EPE)” and for “1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)”. It was also made a collection of research data, such as records of observation, grilles, photographic registers, weekly reflections… Also form part of this narrative, a experiences sequence detailed from trainee in their educational intervention, which will clarify what strategies taken into account in the construction of his professionalism.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
null13.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.