Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388
Título: | A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo |
Autor: | Morais, Ana Isabel |
Orientador: | Neves, Ivone Gomes, Maria dos Reis |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Intervenção |
Data: | 2014 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito das unidades curriculares Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, realizados em unidades localizadas no distrito do Porto. Apresentamos primeiramente uma componente teórica que tem por base uma revisão bibliográfica sobre algumas das teorias públicas relativas aos dois contextos, e que ancoraram a nossa intervenção educativa, bem como os documentos orientadores para a Educação Pré-Escolar (EPE) e para o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Foi ainda feita uma recolha de dados de investigação, como registos de observação, grelhas, registos fotográficos, reflexões semanais, etc. Fazem também parte desta narrativa uma sequência detalhada de experiências da estagiária na sua intervenção educativa, que vão clarificar quais as estratégias tidas em conta na construção da sua profissionalidade. ABSTRACT The present report has been prepared in the context of curricular units “Estágio I – Educação Pré-escolar e Estágio II – 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico”, performed in units located in the district of Porto. We present first a theoretical element that is based on a review of the literature on some of the theories public concerning the two contexts, and who anchored to our educational intervention, as well as the guiding documents for “Educação Pré-Escolar (EPE)” and for “1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB)”. It was also made a collection of research data, such as records of observation, grilles, photographic registers, weekly reflections… Also form part of this narrative, a experiences sequence detailed from trainee in their educational intervention, which will clarify what strategies taken into account in the construction of his professionalism. |
Descrição: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388 |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TM_2014_PE1ºAna Isabel Morais.pdf | Documento principal | 13.33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.